Política

Girau do Ponciano sedia evento de prevenção ao suicídio

Por Assessoria e 7Segundos 25/09/2018 21h09
Girau do Ponciano sedia evento de prevenção ao suicídio
A Construção da Linha de Cuidado II - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), através da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), promoveu, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Girau do Ponciano, a I Oficina do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio – A Construção da Linha de Cuidado.

O evento faz parte das ações desenvolvidas dentro do Setembro Amarelo e foi realizado no CEP – Centro de Educação Profissional, nesta terça-feira (25), envolvendo profissionais da Atenção Básica, NASF e CAPS dos 17 municípios que formam a 7ª Região de Saúde de Alagoas.

“A gente escolheu começar pela 7ª Região por toda atenção que esta região merece em termo de intoxicação, quer seja por medicamento ou qualquer agente tóxico ou até pela própria tentativa de suicídio, até porque, quando a gente vai olhar, dos 10 município que mais notificam, que mais tem violência auto provocada, 8 estão nesta região de saúde”. Disse a Gerente de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis, Rita Murta.

Na oportunidade a SMS de Girau do Ponciano, apresentou, através da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Fabiana Ferreira, o Plano Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio, que visa, entre outras coisas, reduzir os altos índices de suicídios e tentativas de suicídios no município, por meio de oficinas, palestras e levantamentos de dados. Para isso a SMS montou uma Rede de Assistência à Saúde, que abrange todos os profissionais da saúde, secretarias municipais, sociedade civil e a família.

A Coordenadora da Atenção Básica do município de Girau, Suzyane Sandes, apresentou a composição do Comitê de Prevenção dos Agravos Relacionados à Depressão e Suicídio, o qual é composto por representantes das secretarias municipais.

Ao final, os participantes dos 17 municípios que compõem a 7ª Região de Saúde, formaram grupos para discursão da Agenda Estratégica, de acordo com os temas apontados em cada eixo, traçando ações que possam ser adotadas para prevenção e combate ao suicídio em seus municípios.