Saúde

[Vídeo] Sem médico há 8 meses arapiraquenses denunciam descaso

3º Centro de Saúde, que fica em um destes bairros, mas não atende aos próprios moradores

Por 7Segundos 05/10/2018 08h08
[Vídeo] Sem médico há 8 meses arapiraquenses denunciam descaso
3º Centro de Saúde de Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Moradores do bairro Santa Edwiges denunciaram nesta quinta-feira (4), ao 7Segundos, que os serviços de saúde ofertados pelo 3º Centro Municipal, situado no mesmo bairro, não estão sendo realizados desde fevereiro deste ano. 

Segundo informações dos usuários, a Unidade de Saúde é composta por três equipes, formadas por médico, enfermeiro e dentista, e atende às comunidades da região. Duas das equipes estão completas, mas o grupo que atendia os bairros Santa Edwiges e Brasiliana está sem médico. Ou seja, moradores de outros bairros conseguem atendimento no 3º Centro, mas quem residir nestes dois bairros citados tem atendimento médico negado. A direção do posto confirmou que o srviço prestado ao Caititus também está prejudicado.

Ao 7Segundos, o diretor responsável pela unidade, Leopoldo Frank, disse que a médica responsável pela área teve de se afastar em fevereiro, porque precisou fazer especialização. Segundo ele, a médica faz parte do programa “Mais Médicos”, e que a responsabilidade de substituir é do Ministério da Saúde, o que só pode ser feito através de edital.

Leopoldo disse que não há como os outros dois médicos atenderem por conta da demanda, que é muito grande. “Só que o Município já está ciente disso, junto com a Secretaria de Saúde. Eu acho que até a próxima semana [resolve], já está no trâmite esse médico substituto”, disse.

Keliane Martins, moradora do Santa Edwiges e usuária do serviço, desabafou sobre o descaso: “Porque a partir do momento que ele [Rogério Teófilo] desarmar o palanque, que ele deixa de olhar pra trás, que ele der continuidade aos trabalhos, então, tudo será resolvido, é uma questão de competência, só isso”, finalizou. 

Além da falta de médicos, os agentes de saúde, conforme informou o diretor, foram afastados recentemente por conta de desvio de função. Um novo processo seletivo para o provimento das vagas será realizado em breve, deixando a área ainda mais desassistida quanto à atuação do Programa Saúde da Família.

 

Confira a reportagem do 7Segundos no 3º Centro de Saúde: