Alagoas

Leilão de distribuidora da Eletrobras em Alagoas é adiado para o dia 28 de dezembro

Ceal será a última das 6 distribuidoras da estatal a ser colocada à venda.

Por Redação, com G1 17/12/2018 07h07
Leilão de distribuidora da Eletrobras em Alagoas é adiado para o dia 28 de dezembro
Leilão de distribuidora da Eletrobras em Alagoas é adiado para o dia 28 de dezembro - Foto: Reprodução

A Eletrobras informou em novo comunicado ao mercado que o leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) foi adiado para o dia 28 de dezembro. O certame estava marcado para quarta-feira (19). A Ceal será a última das seis distribuidoras da estatal a ser colocada à venda.

Pelo novo cronograma, a nova data de entrega dos documentos será 27 de dezembro. Já a sessão pública para a abertura das propostas será realizadas às 17h do dia 28.

No dia 10 de dezembro, foi realizado o leilão da Amazonas Energia, vencido pelo Consórcio Oliveira Energia Atem – o único a apresentar proposta e arrematou a distribuidora sem oferecer deságio.

O leilão também ocorreu após uma série de adiamentos e questionamentos na Justiça. Uma decisão do desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª região, chegou a suspender os efeitos do leilão. Mas, na semana passada, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira, validou a venda e também a manutenção do leilão da Ceal.

O governo defende a privatização das distribuidoras como alternativa para melhorar a prestação de serviço. Também faz parte da estratégia do governo privatizar a Eletrobras. Porém, por falta de apoio no Congresso, o projeto sobre o tema não foi adiante.

Em julho foi vendida a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), e em agosto foram vendidas Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia, em Roraima.