Agreste

Comerciantes ocupam calçadas obstruindo o passeio público de pedestres

Pedestres correm risco de sofrer acidente por que precisam andar fora da calçada

Por 7Segundos 18/01/2019 11h11
Comerciantes ocupam calçadas obstruindo o passeio público de pedestres
Pedestres não conseguem andar nas calçadas - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Calçada é lugar de pedestre trafegar, portanto deveriam estar desocupadas para a livre circulação de pessoas. Mas em alguns pontos de Arapiraca, esse direito do pedestre não é respeitado. Com a calçada obstruída, o pedestre tem que caminhar pela via pública correndo o risco de ser atropelado pelos veículos.

Uma dessas situações está ocorrendo na Avenida Ceci Cunha. Um estabelecimento comercial montou uma estrutura de ferro para que ocupa toda a calçada obstruindo o passeio público.

Na manhã desta sexta-feira (18), a equipe do Portal 7Segundos flagrou o momento exato em que dois pedestres tiveram que descer a calçada e andar pelo asfalto da avenida no momento em que um carro passava no local.

Na Rua do Sol, no Centro de Arapiraca, onde há uma grande concentração de lojas atacadistas que comercializam alimentos, bebidas, doces, dentre outros produtos, o problema é antigo.

Os comerciantes acumulam mercadorias nas calçadas seja para expor ou para conferir a mercadoria quando os caminhões descarregam, tornando toda a extensão da rua intransitável.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para saber se o órgão concedeu autorização para o estabelecimento comercial localizado na Avenida Ceci Cunha instalar a estrutura de ferro. A assessoria informou que uma equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente foi ao local para averiguar a denúncia.