Economia

229 projetos de privatização e concessão estão em andamento no país, 3 deles em AL

Em 2018, apenas 12% saíram do papel, mas 31 projetos devem ir à leilão no primeiro semestre

Por G1 21/01/2019 09h09
229 projetos de privatização e concessão estão em andamento no país, 3 deles em AL
Privatização aumenta no Brasil - Foto: Reprodução/Internet

Em meio à mudança de governos federais e estaduais, o ano começou com perspectivas com avanço na agenda de privatizações e concessões no país. Conforme levantamento feito pelo G1, pelo menos 229 projetos de estão em andamento no país. E esse número deve aumentar, uma vez que a equipe do governo Bolsonaro e novos governadores prometeram ampliar o número de estatais e sibsidiárias colocadas à venda.

Em Alagoas, além da distribuidora da Eletrobras, cujo processo já foi concluído, estão em andamento a concessão para ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Zumbi dos Palmares, já em fase final. Além dessa, a conceção de espaços no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e a Ceasa Alagoas  estão em fase inicial.

Apesar do tema desestatização ter entrado de vez nos planos dos governos, a transferência de ativos e projetos para a iniciativa privada se manteve em ritmo lento no último ano, frente às incertezas da corrida eleitoral, dificuldades na elaboração de estudos técnicos e modelagem, além de obstáculos políticos e brigas judiciais.

Em 1 ano, apenas 12% dos projetos de privatização e concessão saíram do papel. Dos 238 projetos de desestatização listados pelo G1 em janeiro do ano passado, apenas 28 foram concluídos (3 apenas parcialmente), mediante a realização de leilão, venda do controle ou participação acionária, ou liquidação da estatal.

Por outro lado, de lá para cá, outros 26 novos empreendimentos entraram na lista de projetos em andamento, e 7 da lista original foram excluídos por decisão dos governos ou falta de viabilidade econômica. Com isso, são atualmente ao menos 229 projetos em curso: 69 do governo federal, 103 de 14 estados e do DF, e 57 de prefeituras de 8 capitais.