Geral

Para empreender é necessário planejamento e estratégia

Dados do IBGE apontam que, no último trimestre, o Brasil registrou 13,1 milhões de pessoas desocupadas

Por Assessoria 04/04/2019 20h08
Para empreender é necessário planejamento e estratégia
Para empreender é necessário planejamento e estratégia - Foto: Assessoria

Quem amarga o desemprego, quase sempre vislumbra empreender e encontra nos pequenos negócios uma saída para se manter e dar conta dos seus compromissos financeiros. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último trimestre, o Brasil registrou 13,1 milhões de pessoas desocupadas e mais 4,9 milhões de desalentados, que desistiram de buscar empregos.

“Um momento de oportunidade, pois surge um cenário de possibilidades de ganhos e crescimento em muitos setores”, é o que aposta a master coach e mentora de alavancagem de negócios, Uliana Ferreira. Mas ela lembra que mesmo sem capital de giro e grandes investimentos é possivel empreender com sucesso, porém e necessário estratégia e muita energia.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Para Uliana, “isso se deve muito a falta de planejamento e foco para tocar o negócio”.

E foi para ajudar nesse processo que ela criou o ‘Método Foguete’, onde futuros empreendedores e aqueles que já estão no mercado, podem adquirir informações e conhecimento sobre como se diferenciar, gerar lucro e se manter em atividade, de maneira competitiva.

Dicas para empreender

“Empreender é ter uma boa ideia e ter muita coragem para fazer acontecer”. Nesse objetivo, Uliana reforça que é fundamental se preparar. E para quem ainda está pensando em abrir um negócio, a mentora de empreendedores passa algumas dicas importantes para aumentar as chances de sucesso.

“Os negócios que estão prosperando no mercado nacional e mundial são aqueles que resolvem problemas e dores”, disse Uliana. Então a primeira dica é observar as necessidades das pessoas, que ainda não estão sendo atendidas. Outra dica é escolher uma área que o futuro empreendedor conheça e execute com excelência.

“Pode ser em casa, cozinhando algo que você já seja reconhecido por fazer muito bem”, comenta Uliana. Segundo a mentora, também é importante planejar, definir objetivos e metas e cercar-se de pessoas que possam ajudar e orientar no caminho a seguir.

São dicas como essas que serão apresentadas na próxima turma do ‘Método Foguete’, que ocorrerá de 12 a 14 de abril, em Maceió, no Jatiuca Hotel Resorts. “O formato é de imersão, desenvolvida para a capacitação e aperfeiçoamento de pessoas e negócios, que queiram crescer e vencer os desafios do mercado”, afirma Uliana.

Mais informações e inscrições para a imersão podem ser adquiridas pelo telefone 82.99331.927.