Mundo

Veja frases do debate entre Kamala Harris e Mike Pence, candidatos a vice-presidente dos EUA

Republicano e democrata discutiram sobre vacinas, relacionamento com a China e outros temas

Por G1 08/10/2020 09h09 - Atualizado em 08/10/2020 10h10
Veja frases do debate entre Kamala Harris e Mike Pence, candidatos a vice-presidente dos EUA
Mike Pence e Kamala Harris, candidatos a vice-presidente dos EUA, durante debate mediado pela jornalista Susan Page nesta quarta-feira (7) - Foto: Justin Sullivan/Pool via Reuters

Os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos debateram nesta quarta-feira (7) em tom mais cordial do que o visto no encontro entre os presidenciáveis na semana anterior. Ainda assim, tanto a democrata Kamala Harris quanto o republicano Mike Pence, que tenta se reeleger, marcaram posição com frases de efeito e trocas de acusações.

Pandemia de Covid-19

"O povo americano testemunhou o maior fracasso de um governo presidencial na história de nosso país. [...] Sinceramente, este governo perdeu o direito à reeleição." — Kamala Harris sobre o desempenho do governo de Donald Trump no combate ao coronavírus, que matou mais de 210 mil pessoas no país.

"Antes que houvesse mais de cinco casos nos Estados Unidos, [...] o presidente Donald Trump suspendeu todas as viagens da China, a segunda maior economia do mundo. O senador Joe Biden se colocou contra essa decisão, chamando de xenófoba e histérica" — respondeu Mike Pence.

"Muitos dos que participaram foram testados para o coronavírus, e foi um evento ao ar livre, como os nossos cientistas rotineiramente aconselharam" — Mike Pence sobre o evento na Casa Branca de nomeação de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, que pode ter contribuído para espalhar o coronavírus entre integrantes do governo.

"Se o doutor [Anthony] Fauci disser, se médicos disserem que devemos tomar, serei a primeira na fila, com certeza. Se Donald Trump disser para eu tomar, eu não vou" — Kamala Harris, após ser perguntada sobre uma possível vacina contra a Covid-19 que a Casa Branca queria acelerar até antes das eleições.

Impostos de Trump


"Seria muito bom saber a quem o presidente dos Estados Unidos, o comandante-chefe, deve dinheiro. Porque o povo americano tem direito de saber o que está influenciando as decisões do presidente. Ele está tomando essas decisões pelo melhor interesse do povo americano ou por interesse próprio? — Kamala Harris sobre a denúncia de não pagamento de impostos por Donald Trump revelada pelo "New York Times".

"O povo americano tem um presidente que é um homem de negócios e criador de empregos. E ele pagou dezenas de milhões de dólares em impostos" — resposta de Mike Pence sobre a polêmica dos impostos de Trump.

China

"O vice-presidente falou sobre a guerra comercial com a China, que ele pensa ser uma conquista. Vocês perderam a guerra comercial" — Kamala Harris, argumentando que os EUA perderam postos de emprego.


"Perdemos a guerra comercial com a China? Joe Biden nunca lutou nela. Joe Biden tem sido um líder de torcida da China comunista pelas últimas décadas" — resposta de Mike Pence, que disse que as perdas de emprego ocorreram no governo do democrata Barack Obama.

Meio ambiente

"O clima está mudando. A questão é: qual é a causa e o que fazemos com isso? O presidente Trump deixou claro que vamos continuar ouvindo a ciência" — Mike Pence sobre mudanças climáticas.

"Esse governo retirou a palavra ciência e o termo 'mudança climática' de seus sites. Nós temos visto um padrão neste governo: eles não acreditam na ciência" — resposta de Kamala Harris.

Nomeação à Suprema Corte


"Nossa esperança é que, na semana que vem, ela tenha uma sabatina justa — diferente do que o juiz [Brett] Kavanaugh recebeu como tratamento de você e de outros" — Mike Pence, sobre a sabatina à juíza Amy Coney Barrett, nomeada à Suprema Corte. Ele mencionou a posição dura dada por Kamala Harris ao outro juiz nomeado por Trump.

"Deixem as pessoas americanas decidirem quem vai ocupar a Casa Branca e então vamos decidir quem ocupará esse assento na Suprema Corte" — Kamala Harris, defendendo o adiamento da nomeação do próximo juiz.

"Eu vou sempre lutar pelo direito de uma mulher decidir sobre seu próprio corpo. Deve ser dela a decisão, e não de Donald Trump e do vice-presidente" — Kamala Harris sobre a legalização do aborto, que pode ser revertida pela maioria conservadora na Suprema Corte.

"Eu sou pró-vida, e eu não peço desculpas por isso" — rebateu Mike Pence sobre a questão do aborto.

Racismo e violência policial


"Maus policiais são ruins para bons policiais. Precisamos de reforma no nosso policiamento e no nosso sistema de justiça criminal" — Kamala Harris.

"Não há desculpa para o que aconteceu com George Floyd, e justiça será feita. Mas também não há desculpas para os tumultos e vandalismo que vieram em seguida" — respondeu Mike Pence.