Saúde

João Arthur: bebê com fibrose cística é transferido para a Santa Casa, em Maceió

Alexandre Ayres afirmou que Sesau estava priorizando caso antes mesmo da decisão judicial

Por 7Segundos 23/12/2020 16h04 - Atualizado em 23/12/2020 17h05
João Arthur: bebê com fibrose cística é transferido para a Santa Casa, em Maceió
João Arthur nasceu com Fibrose Cística - Foto: Arquivo pessoal

O bebê João Arthur, diagnosticado com fibrose cística, foi transferido na tarde desta quarta-feira (23) da UTI do Hospital Regional de Arapiraca para a Santa Casa de Misericórdia, em Maceió. Na unidade hospitalar, a criança de três meses irá passar por exames e, em seguida submetida a tratamento clínico ou cirúrgico.

O titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, afirmou que a agilidade na transferência do bebê se deveu ao fato de a secretaria ter iniciado as providências antes mesmo da decisão judicial em ação ajuizada pela Defensoria Pública.

"A gente já vinha acompanhando esse caso há alguns dias, diante da seriedade do quadro de saúde desse bebê. Ontem, ele foi atendido pelo dr. Emanoel e então passamos o dia priorizando as providências para que ele fosse transferido. A defensora pública Luíza Alves também foi muito ágil e, ao ajuizar a ação, também entrou em contato com a Sesau, com o objetivo de adiantar as providências necessárias. Então temos que agradecer também á Santa Casa, que também contribuiu com presteza, para que o bebê possa ser tratado o mais rápido possível", declarou Ayres.

Nesta quarta-feira, a Justiça determinou a imediata transferência da criança para a Santa Casa,
em ação movida pela defensora pública Luiza Alves. A decisão judicial determina que o bebê deve receber tratamento médico custeado pelo Estado.

João Arthur nasceu em setembro no Hospital Regional de Arapiraca e nunca deixou a UTI. Já nas primeiras horas de vida apresentou problemas respiratórios e, após uma série de exames foi diagnosticado como fibrose cística, doença hereditária em que secreções anormais produzidas por algumas glândulas afetam o trato digestivo e respiratório. O tratamento é acompanhado por um gastropediatra e, em alguns casos, é necessário submeter o bebê a cirurgia.

Os pais de João Arthur, Andressa Barbosa Teles e João Santana de Souza Neto, fizeram um apelo emocionado na terça-feira (22),
diante do agravamento do estado de saúde da criança. Após a matéria do 7Segundos, várias pessoas procuraram a família para saber como ajudar e até mesmo o secretário Alexandre Ayres elogiou o trabalho da imprensa na cobertura do caso.

"O 7Segundos está de parabéns pela cobertura informativa e esclarecedora, que também ajudou para que o caso fosse tratado com a agilidade necessária", ressaltou o secretário.