Meio ambiente

Expedição: cavaleiros saem de SP para conhecer belezas do rio São Francisco

Exploradores devem concluir jornada no próximo domingo, ao chegar na foz

Por 7Segundos com Fernando Vinícius/ Decom PMP 10/02/2021 13h01
Expedição: cavaleiros saem de SP para conhecer belezas do rio São Francisco
Cavaleiros prosseguem para Piaçabuçu nesta quarta (10) - Foto: Deywesson Duarte/Decom PMP

Cinco meses depois de conhecer a pequena nascente  que dá origem ao rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a Expedição Velho Chico está próxima de chegar ao final. Os cavaleiros Pedro Luiz Dias de Aguiar, mais conhecido como Pedroca e Sebastião de Assumpção Malheiro Neto - naturais do município de Dourado, interior de São Paulo, chegaram com seus cavalos mangalarga na última terça-feira (09), em Penedo.

No próximo domingo (14), Pedroca que é o mais antigo cavaleiro de longos percursos em atividade no Brasil comemora seus 88 anos ao chegar no encontro do rio com o mar, na foz do Rio da Unidade Nacional.

A dupla faz a expedição acompanhados por mais seis pessoas, equipe que acompanha montada e em veículos, incluindo Jorge Aguiar, que produz documentário sobre a expedição, que certamente irá incluir imagens da histórica Penedo.

Esta, no entanto, não é a primeira passagem de Pedroca pelo município histórico. O explorador esteve no município pela primeira vez em 1993, quando fazia o caminho de volta da Marcha Brasil, que percorreu o país do Sul ao Norte, cavalgada que integra as páginas Livro Mundial de Recordes, o Guinness Book.


“Está sendo muito gratificante porque estou vendo com a cidade cresceu muito, uma mudança para melhor, e o Centro Histórico continua bonito”, afirmou Pedroca Aguiar, recepcionado pela família Mota, na Fazenda Arizona.

O experiente cavaleiro fala ainda dos objetivos da Expedição Velho Chico, exploração acerca dos potenciais e dos problemas do Nilo Brasileiro. São cerca de 40 km a cavalo, por dia.

“A nossa preocupação não é com a quantidade de quilômetros, mas com as informações que a gente vai obtendo ao longo do caminho. No dia 05 de outubro nós saímos da Serra da Canastra e hoje estamos aqui, acompanhando o rio São Francisco, tanto pela margem esquerda, quanto da direita, captando as coisas bonitas e as feias também”, explica Pedroca.

Durante passagem pelo Paço Municipal, os cavaleiros foram apresentados ao Prefeito Ronaldo Lopes que conversou com os visitantes durante a pausa em sua agenda de trabalho.