Política

Prefeito atrasa repasse de recursos para forçar fechamento do Hospital de Palmeira dos Índios, diz vereador

Júlio Cézar estaria atuando politicamente para prejudicar ex-aliado

Por Berg Morais 10/02/2021 16h04
Prefeito atrasa repasse de recursos para forçar fechamento do Hospital de Palmeira dos Índios, diz vereador
Hospital Santa Rita - Foto: Assessoria

Há dois meses que o Hospital Regional Santa Rita (HRSR) não recebe recursos enviados pelo Governo Federal para o custeio de despesas essenciais para o funcionamento da Unidade Hospitalar, mesmo estando em meio à uma pandemia. A denúncia foi feita, nesta quarta-feira (10), no Plenário da Câmara municipal de Palmeira dos Índios, pelo vereador Pedrinho Gaia (PSB).

A prefeitura do município é a ponte de ligação entre o HRSR e o Governo Federal, ficando responsável para fazer o repasse dos recursos. A data limite para a transferência de valores é até o quinto dia útil de cada mês.

Mas de acordo com o vereador Pedrinho Gaia, há dois meses que a Prefeitura não vem cumprindo com sua obrigação. Ele caracteriza o posicionamento do prefeito Júlio Cézar (MDB) como perseguição política. “O governo não atrasa o pagamento, e o dinheiro está na conta da prefeitura, mas o prefeito não repassa o dinheiro por uma rixa política”, denunciou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o posicionamento do prefeito Júlio Cézar pode acabar fechando as portas do único hospital do município. “A intenção dele é forçar o hospital a fechar. Isso só não aconteceu por causa da deputada Ângela Garrote e do deputado Arthur Lira, que trabalham muito para garantir que o Santa Rita continue salvando vidas. Eu faço um apelo para que o prefeito faça o repasse e não continue prejudicando o funcionamento de um hospital que já salvou milhares de vidas e continua diariamente”, apelou.

Durante sua fala, Pedrinho Gaia não revelou o valor mensal que o governo federal envia para a prefeitura repassar ao Hospital, mas garantiu que os valores são cruciais para a manutenção dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmeira dos Índios foi questionada pela reportagem sobre os motivos de os repasses financeiros dos últimos dois meses não terem sido efetuados e sobre a denúncia de motivação política.

“Não sei o que tá acontecendo, mas não deve ser por motivação política. O prefeito não vai fazer essa política pequena. A política do prefeito é na esfera coletiva. O individual não terá vez. Isso não é verdade”, disse o coordenador de comunicação da prefeitura, Henrique Romeiro. Sobre o atraso nos repasses, ele disse que ia buscar informações.

NOVO HOSPITAL


Na semana passada, o governador Renan Filho esteve em Palmeira dos Índios para anunciar a construção do Hospital Regional do Médio Sertão. A unidade irá gerar 800 empregos diretos para profissionais da saúde e da área administrativa.