Geral

[Vídeo] Oscilação de energia causa prejuízos aos moradores da zona rural de Arapiraca

População cobra posicionamento dos órgãos responsáveis

Por 7Segundos 12/02/2021 17h05 - Atualizado em 12/02/2021 17h05
[Vídeo] Oscilação de energia causa prejuízos aos moradores da zona rural de Arapiraca
Moradores reclamam da oscilação de energia no local - Foto: Reprodução/Youtube

Moradores do povoado Capim do Umbuzeiro, na zona rural de Arapiraca, estão há dias com problemas de oscilação de energia elétrica nas residências, e faz um apelo para que a situação seja solucionada.

O transformador não sustenta a carga de energia elétrica que a comunidade necessita, e devido a oscilação de energia na região, moradores tiveram aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos queimados.

O problema que ainda persiste está causando transtornos e prejuízos aos moradores, que estão impossibilitados de realizarem as atividades do dia-a-dia, e trabalhar.

Entenda a situação 


Na região existem empresas de mármore e oficinas, e durante a manhã e tarde, quando estas empresas estão operando, e com as máquinas ligadas que puxam uma carga maior, a energia nas residências oscila.

Segundo os moradores, o potencial de energia elétrica, melhora somente no período da noite quando as empresas não estão funcionando.

Em entrevista feita pelo Repórter do Portal 7 Segundos, Jânio Barbosa, a moradora, Maria do Socorro, falou sobre a situação enfrentada

“O potencial aqui é zero. Pelo dia as máquinas ficam funcionando aqui. Tanto na oficina, como aqui no galpão de mármore, tem um rapaz que trabalha com móveis, e fica com o motor ligado o dia todinho puxando energia, a situação é precária”...

"A gente está tendo prejuízo com as coisas, porque a gente tem o eletrodoméstico e não pode usar por conta dessa oscilação de energia”.

Ela  ainda relatou que familiares tiveram os aparelhos eletrodomésticos queimados, como televisão, geladeira, videogame.

José Eliel, que é morador da região, relata dificuldades para trabalhar. Devido a oscilação de energia elétrica, ele não consegue utilizar as máquinas necessárias para fazer a ração e alimentar o gado.

“Quando liga a máquina é fraquinho, não puxa. Aí fica ruim de trabalhar. Eu pago direitinho, nuca fui cortado nenhum ano e é assim”, disse ele.

A assessoria de comunicação da Equatorial foi procurada pela nossa reportagem, para prestar esclarecimento sobre a situação, e nos deu o seguinte posicionamento:

Nota de esclarecimento: ocorrência no Povoado Capim do Umbuzeiro

Sobre os relatos de queda de energia no Povoado Capim do Umbuzeiro, na zona rural de Arapiraca, a Equatorial Energia Alagoas informa que já está ciente da situação. Após o registro feito pelos clientes, a Distribuidora instalou um equipamento que permitiu ter uma análise detalhada da ocorrência. Foi feito um levantamento das necessidades de melhoria na rede e estão sendo programados serviços para que o problema de fornecimento seja solucionado em definitivo.

Os clientes que suspeitam da queima de equipamentos elétricos, após oscilação ou falta de energia, devem entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 082 0196 para formalizar o registro e receber as orientações de ressarcimento. O registro também pode ser feito pelo site al.equatorialenergia.com.br. Os clientes têm até 90 dias, a contar da data da provável ocorrência do dano elétrico, para solicitar o ressarcimento à distribuidora. A Equatorial ressalta que o pedido deve ser feito pelo titular da conta de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas