Cidades

Pandemia deve manter mais arapiraquenses em casa no Carnaval

Proprietários de casas de praia têm dificuldade de locar imóvel para temporada

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 13/02/2021 07h07 - Atualizado em 13/02/2021 07h07
Pandemia deve manter mais arapiraquenses em casa no Carnaval
Pontal do Peba, em Feliz Deserto, não deve ficar lotada no Carnaval deste ano - Foto: Cortesia

Carnaval para boa parte dos moradores de Arapiraca sempre significou viajar para o litoral, e um dos destinos favoritos são as praias nos municípios de Coruripe, Piaçabuçu e Feliz Deserto. Em 2021, no entanto, os memes como aqueles que mostram um ônibus transbordando de gente "para o Miaí", ou que apelidam o Pontal de Coruripe de "praia do Oi", foram cancelados. A pandemia e os decretos governamentais que restringem eventos e aglomerações devem deixar as praias mais tranquilas e Arapiraca não deve virar uma "cidade deserta", como também se costuma falar na região.

Apesar de Estado e município ter decretado ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval, 15 e 16 de fevereiro, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ter emitido nota fazendo recomendação para que os estabelecimentos permaneçam com as portas fechadas neste período, parte das empresas do município e também dos estabelecimentos comerciais deve funcionar normalmente e, por conta disso, não se vê a agitação comum nos dias anteriores aos festejos carnavalescos na cidade.

Por conta disso, ainda é possível encontrar vagas em hotéis e pousadas em vários municípios do Litoral Sul e nas redes sociais pipocam anúncios de locação de casas de praia para a temporada. "Em outros anos, já tinha uma família certa que alugava a minha casa no Pontal do Peba [município de Feliz Deserto], eu nem anunciava mais. Nas primeiras semanas de janeiro, o pessoal já me procurava para acertar", conta João Renato Vieira.

Desta vez, o contato feito pela família foi para avisar que este ano eles não iriam alugar a casa de veraneio. "A gente já fazia um precinho bom, porque já fazia cinco anos que eles alugavam e eu já estava pensando em manter o mesmo valor do ano passado. Quando me ligaram desta vez, eu pensei que era já para acertar o aluguel, mas foi para avisar que eu poderia procurar outra pessoa para alugar minha casa no Carnaval deste ano. Pedi ajuda do meu sobrinho para anunciar nas redes sociais, mas não deu certo. A casa vai ficar fechada", relata. João Renato afirma que prefere aproveitar a praia em períodos fora de feriados prolongados e que pretendia usar o dinheiro do aluguel durante o Carnaval para fazer alguns reparos no lugar.

Pontal do Coruripe, um dos pontos mais movimentados do Carnaval no Litoral Sul

Everton Pereira também não conseguiu alugar a casa de praia no Miaí de Cima, povoado de Coruripe. Nem mesmo as três suítes com ar condicionado e piscina a cem metros do mar foram capazes de atrair interessados. "Geralmente não alugo a casa, ela é mais para uso pessoal mesmo. Mas resolvi colocar para alugar agora porque sofri um acidente de moto e estou sem renda esses dias. Só que não consegui", conta.

Ele acredita que a pandemia afetou o carnaval não só porque os festejos como arrastões com trios elétricos e blocos foram cancelados, mas porque a pandemia abalou a vida financeira de muitas pessoas. Desemprego e redução do poder aquisitivo fez com que as pessoas se tornassem mais cautelosas. "Também tem aquelas pessoas que gostam de aproveitar o feriado em família, mas que agora estão evitando aglomerar", disse.