Covid -19

Vacinas não serão mais aplicadas nos finais de semana em Arapiraca por causa de baixa procura

Por 7 Segundos com Assessoria 23/02/2021 14h02 - Atualizado em 23/02/2021 14h02
Vacinas não serão mais aplicadas nos finais de semana em Arapiraca por causa de baixa procura
Vacinação ocorrerá apenas durante a semana - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Desde 21 de janeiro, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado a vacinação contra à Covid na sede do Sesc Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo.

A partir desta semana, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, devido a baixa procura durante o finais de semana.

“Neste domingo, por exemplo, apenas 7 pessoas nos procuraram para vacinação. Isso é prejudicial porque a vacina da AstraZeneca/Oxford é armazenada em frascos com 10 doses. Depois que é o frasco é aberto, as 10 doses devem ser aplicadas em um prazo máximo de 6 horas”, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, enfermeira Mônica Suzy.

Ainda de acordo com a profissional de Saúde, para não perder as doses, os técnicos da vacinação estão realizando busca ativa no final do expediente, o que acaba sendo bem complicado, e perigoso, durante os finais de semana.

“Para não perder três doses, nossas equipes foram de casa em casa, nesse domingo, a procura de idosos que fazem parte do grupo prioritário e que ainda não haviam tomado a primeira dose da vacina”, continuou.

Grupo prioritário

Estão sendo vacinados, neste momento, idosos a partir de 83 anos, profissionais de Saúde que atuam diretamente no combate à Covid-19, além de profissionais da Atenção Básica e Especializada com idade a partir de 50 anos.

Além da vacinação no Sesc Arapiraca, duas equipes volantes estão aplicando a primeira dose em idosos acamados que são cadastrados junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Atualização do Cartão SUS

Para receber a vacina, o usuário deve apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que deve estar atualizado.

“Muita gente não reside mais na mesma cidade em que fez o Cartão de Saúde. A atualização é necessária para garantir que as doses de Arapiraca sejam destinadas exclusivamente a residentes da cidade”, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Suzy.

Ainda segundo a profissional, muitas pessoas estão procurando o Centro de Vacinação, localizado no Sesc Arapiraca, sem a atualização do Cartão SUS.

“Para fazer a atualização do Cartão Nacional de Saúde, o usuário ou seu representante legal, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde, portando documento original com foto, CPF e comprovante de residência”, continuou.

O horário de atendimento para higienização do Cartão SUS é das 8h às 12h.