Acidentes

Motoristas e motociclistas desrespeitam semáforo vermelho e se arriscam em Arapiraca

Por 7 Segundos 24/02/2021 07h07 - Atualizado em 24/02/2021 07h07
Motoristas e motociclistas desrespeitam semáforo vermelho e se arriscam em Arapiraca
Motoristas e motociclistas desrespeitam semáforo vermelho e se arriscam constantemente em Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa/ 7 Segundos

Avançar o sinal vermelho do semáforo é, sem dúvida, informação que todo mundo entende como proibida, mesmo para quem não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em Arapiraca, apesar de conhecida, a infração é, também, uma das mais recorrentes. Todo mundo já flagrou alguém avançando o sinal vermelho, como se fosse algo normal e simples.

Percorrendo as ruas de Arapiraca por alguns minutos, a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos flagrou vários motoristas e motociclistas ignorando a cor vermelha do semáforo e arriscando em cruzamentos bastante movimentados.

"Boa parte dos condutores não tem paciência pra esperar o semáforo ficar verde e, por pressa, muitos acidentes acontecem. Esses dias mesmo eu flagrei uma colisão entre carro e moto no centro da cidade que foi motivada por um entregador de lanche que não respeitou o sinal vermelho", disse o comerciante Roberto Bonfim, que trabalha no centro da cidade.

A cada dia, parece que o desrespeito fica ainda mais evidente. Um dos motivos apontados pela população é o fato dos agentes de trânsito terem passado mais de um ano em "operação padrão", ou seja, sem aplicar multas.

"Como a SMTT estava parada e sem multar, os condutores se sentiram mais livres para burlar as regras de trânsito. É triste perceber que as pessoas só cumprem com as normas de segurança no trânsito quando estão passíveis de sofrerem alguma penalidade", continuou o comerciante.

Os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca encerraram a operação padrão e voltaram a fiscalizar com mais rigor as ruas da cidade e, quem for flagrado infringindo as leis de trânsito serão multados.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo é considerada infração gravíssima e a multa é no valor de R$293,47. E não existem exceções a essa regra em Arapiraca.

Segundo o Departamento de Educação de Transido da SMTT Arapiraca, os locais onde existem semáforos são os com maior fluxo de veículos.

“É importante que o condutor respeite o semáforo e, mesmo se o sinal estiver verde, a velocidade deve ser reduzida para evitar acidentes. Avançar enquanto o sinal está vermelho é uma infração gravíssima e se o flagrante for registrado, o motorista perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação”, declarou o superintendente da SMTT, Josenildo Souza.