Covid -19

Renan Filho tem reunião com Luciano Barbosa sobre enfrentamento da pandemia e VLT para Arapiraca

Governador esteve no gabinete do prefeito até inicio da tarde desta segunda-feira (1º)

Por 7Segundos 01/03/2021 14h02 - Atualizado em 01/03/2021 15h03
Renan Filho tem reunião com Luciano Barbosa sobre enfrentamento da pandemia e VLT para Arapiraca
Renan Filho e Luciano Barbosa discutem ampliação de leitos Covid-19 em Arapiraca - Foto: redes sociais

Atualizada às 15h05

Enquanto é aguardada nota da prefeitura de Arapiraca a respeito do aumento na quantidade de casos e de óbitos por Covid-19, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) recebeu o governador Renan Filho (MDB) em seu gabinete para uma reunião no final da manhã desta segunda-feira (1º).

Renan Filho veio a Arapiraca acompanhado do secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, e teve reunião com o prefeito e com a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca. Eles teriam discutido medidas de enfrentamento ao coronavírus, entre elas, a ampliação no número de leitos hospitalares para atender os pacientes infectados. Nas redes sociais, a prefeitura de Arapiraca informou também que a visita do governador significa mais testes a serem encaminhados para o município.

Arapiraca está passando por um período de alta no número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19. Em fevereiro foram registradas 36 mortes e um total de 1.509 casos da doença. No último domingo (28), foram contabilizados 106 pacientes que testaram positivo e quatro óbitos. O município conta atualmente com 133 leitos exclusivos para pacientes com a doença, 48 deles de unidade de terapia intensiva, 80 leitos clínicos adultos e 5 leitos clínicos infantis, distribuídos no Hospital de Emergência do Agreste, Hospital Regional de Arapiraca e Centro Hospitalar Manoel André.

Conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos em Arapiraca, no dia 28 de fevereiro, era de 82% para UTI e de 74% leitos clínicos.

Ao final da reunião, Alexandre Ayres deu uma declaração confirmando a intenção de ampliar os leitos em Arapiraca. "A gente empreendido esforços para ampliarmos os leitos, como o governador bem disse e focarmos principalmente no tratamento dessas pessoas. Precisamos ampliar a fiscalização, porque tenho dito desde o início que sem a participação da população não vamos conseguir vencer o vírus. O cidadão precisa entender o seu papel de protagonismo neste momento", ressaltou.

VLT

Renan Filho e Luciano Barbosa também discutiram sobre investimentos para a implantação do veículo leve sobre trilhos, conhecido também como VLT ou metrô de superfície. O Estado pretende injetar R$ 250 milhões na obra, que deve receber também recursos federais.