Covid -19

[Vídeo] Idosos lotam ginásio no primeiro dia de vacinação para maiores de 79 anos em Arapiraca

Coordenação distribuiu fichas para evitar aglomeração e garante que haverá doses para todos

Por 7Segundos 02/03/2021 12h12
[Vídeo] Idosos lotam ginásio no primeiro dia de vacinação para maiores de 79 anos em Arapiraca
Apesar de início tumultuado, após distribuição de senhas, vacinação ocorre normalmente - Foto: Janio Barbosa/ 7Segundos

O primeiro dia de vacinação para pessoas com idades entre 79 a 82 anos em Arapiraca começou com filas no único local de vacinação no município, no ginásio do Sesc. Para evitar aglomerações, foram distribuídas senhas, mas como não havia em quantidade suficiente para todos, alguns idosos tiveram que voltar para casa sem se vacinar.

Por volta de 7h30 da manhã não havia mais cadeiras dispostas no pátio, onde os idosos aguardam a vez de tomar vacina e, por conta disso, a SMTT chegou a ser acionada para auxiliar na organização na rua em frente ao Sesc e os técnicos chegaram a recomendar a outras pessoas que estavam chegando que voltassem para casa e retornassem apenas à tarde ou amanhã.


De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreviníveis do município, Mônica Suzy, os idosos acima de 79 anos não precisam ficar com receio de que o estoque de vacinas acabe antes de eles serem vacinados.

“Temos vacinas suficientes para vacinar os idosos da faixa etária de 79 a 82 anos. As famílias não precisam trazer os idosos correndo. Pode vir com calma porque tem vacina suficiente”, garantiu.


A enfermeira explica que uma “sala de espera” para os idosos foi organizada no pátio coberto do Sesc, com cadeiras dispostas observando o distanciamento e cuidados como a higienização e que a decisão de distribuir senhas foi para evitar aglomeração no local. “Havia pessoas do Ministério Público acompanhando a vacinação que elogiaram a nossa organização”, declarou.

Mônica Suzy também esclareceu que o sistema da vacinação é atualizado automaticamente e que, por conta disso, idosos que estão na fixa etária entre 79 e 82 anos que não residem em Arapiraca não podem ser vacinados. A enfermeira explicou que caso o idoso tenha mudado de cidade precisa fazer a atualização do endereço. “O sistema mostra tudo. O idoso só pode tomar vacina na cidade onde ele mora”, ressaltou.

Campanha de vacinação



A coordenadora afirma que o Sesc é o único local de vacinação em Arapiraca e que os idosos entram no local com apenas um acompanhante. A aplicação das vacinas a domicílio continua restrita aos idosos acamados.


No momento, a Secretaria de Saúde está fazendo a vacinação a domicílio nos povoados Vila Aparecida, Capim e Carrasco, para idosos entre 83 a 85 anos.

E também os profissionais da saúde estão recebendo a segunda dose da vacina. “É necessário ter cautela, porque se tratam de várias vacinas diferentes, de lotes diferentes. Por isso tudo é registrado em tempo real, para garantir que a segunda dose é igual a primeira. Se a pessoa tomou a primeira dose de coronavac, a segunda tem que ser coronavac também”, ressaltou.