Segurança

[Vídeo] Roubo a estabelecimentos: BPM afirma que tendência é a diminuição das ocorrências

Novo comandante do 3º Batalhão afirma que estatísticas mostram redução na criminalidade

Por 7Segundos 09/03/2021 18h06 - Atualizado em 09/03/2021 18h06
[Vídeo] Roubo a estabelecimentos: BPM afirma que tendência é a diminuição das ocorrências
Tenente-coronel Aloísio Júnior, comandante do Terceiro Batalhão da Polícia Militar - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Dois meses após assumir o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Aloísio Júnior afirmou que há uma tendência de queda em crimes de roubo em Arapiraca. Em entrevista para o 7Segundos, ele afirmou também que população precisa ser mais cuidadosa.

“A tendência [da quantidade de assaltos] é diminuir. Estatisticamente, os dados têm demonstrado isso. Tivemos uma redução de 85% dos assaltos realizados no Centro de Arapiraca e, nos assaltos que ocorreram, também diminuiu o emprego de arma de fogo ou arma branca”, declarou.

Para que os moradores evitem ser vítima de assalto nas ruas, ele recomenda evitar locais perigosos e comportamentos de risco, como ficar até tarde da noite na calçada de casa ou deixar perceber que está andando com grande quantia em dinheiro ou com aparelho de telefone caro.

“A gente precisa da colaboração da população também, evitando demonstrar que está carregando valores [em dinheiro]. Percebi que aqui em Arapiraca poucas pessoas usam as redes digitais para efetuar pagamentos e por isso andam com valores altos no bolso”, declarou.

A respeito dos arrombamentos a estabelecimentos comerciais, o comandante afirma que está tomando providências. “Chegamos a Arapiraca por volta de 60 dias atrás e estamos trabalhando com dados estatísticos. Já começamos algumas operações e reforçamos o policiamento no Centro da cidade. Quem puder auxiliar ou fazer alguma denúncia, pode entrar em contato ligando para o 190 ou o 181”, disse o militar.

O tenente-coronel enfatizou ainda que o Batalhão recentemente recebeu um decibelímetro - aparelho que mede volume do som - que será utilizado nas denúncias de perturbação do sossego. De acordo com ele, esse tipo de ocorrência representa certa de 50% dos chamados feitos durante os finais de semana.

Com o aparelho, as ocorrências de perturbação do sossego poderão resultar em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. E a partir da adoção da medida, espera que a população se conscientize a respeito da perturbação do sossego. “Não é admissível que numa cidade como Arapiraca a gente precise deslocar guarnições para resolver problemas desse tipo enquanto ocorrências de maior gravidade podem estar acontecendo em outro local”, falou.