Covid -19

Santana do Ipanema intensifica fiscalização noturna contra aglomerações em novo decreto

Prefeita Christiane Bulhões concedeu coletiva sobre novo decreto, na manhã desta quarta-feira (10)

Por 7Segundos 10/03/2021 11h11 - Atualizado em 10/03/2021 11h11
Santana do Ipanema intensifica fiscalização noturna contra aglomerações em novo decreto
Christiane Bulhões (MDB), prefeita de Santana do Ipanema - Foto: reprodução/ redes sociais

A fiscalização no cumprimento dos decretos estadual e municipal de enfrentamento à Covid-19 não ficará restrita ao funcionamento dos estabelecimentos e da feira livre, no município de Santana do Ipanema. De acordo com a coletiva concedida na manhã desta quarta (10), a prefeita Christiane Bulhões (MDB) e sua equipe, a fiscalização será rígida e deverá dispersar qualquer tipo de aglomeração nas ruas da cidade.

“Nós vamos fiscalizar, vamos ser muito rigorosos. Eu peço, eu imploro para as pessoas se cuidarem, pois essa nova cepa do vírus tem criado uma situação muito perigosa, não só para pessoas idosas e com comodidades, mas para jovens ou qualquer pessoa”, afirmou a prefeita de Santana do Ipanema, Christine Bulhões. Em julho do ano passado, ela perdeu o pai, o então prefeito de Santana Isnaldo Bulhões, que morreu em decorrência da Covid-19.

Santana do Ipanema está na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Controlado como os demais municípios localizados no Sertão e Agreste alagoano. O município conta com o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, que desde a sexta-feira da semana passada, 05 de março, estava com 100% de ocupação nos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, incluindo um paciente recém-nascido.

A unidade hospitalar, que é referência também para municípios vizinhos conta com 10 leitos clínicos, 10 de UTI e outros 18 de isolamento. Sem capacidade para atender novos pacientes, os moradores da região que necessitarem de suporte hospitalar para Covid-19 devem ser transferidos para hospitais públicos em outros municípios.

Para conter a transmissão do coronavírus, a prefeita Christiane Bulhões não chegou a estabelecer toque de recolher na cidade, mas a fiscalização será intensificada e terá autorização para dispersar qualquer grupo de pessoas que for visto em aglomeração em praças e outros locais públicos a partir das 22h.“Não estamos proibindo o trânsito na rua, o que fica restrito é parar e se aglomerar”, explicou o procurador municipal Danilo Bezerra.

Entre as principais medidas anunciadas durante a coletiva estão relacionadas à feira livre, que acontece aos sábados. O novo decreto municipal restringe a feira ao comércio de alimentos. Bancas que vendem confecções, produtos importantes e outras mercadorias não podem funcionar na feira. “Essas outras bancas somente podem ficar em outros dias da semana”, declarou o secretário de Agricultura do município, Jorge Santana.