Covid -19

Moradores de Taquarana denunciam que calendário da vacinação contra Covid-19 está atrasado

Município ainda está vacinando idosos de 75 anos

Por 7Segundos 22/03/2021 11h11 - Atualizado em 22/03/2021 11h11
Moradores de Taquarana denunciam que calendário da vacinação contra Covid-19 está atrasado
Moradores denunciam atraso no calendário de vacinas de Taquarana - Foto: Reprodução Redes Sociais

O Portal 7 Segundos recebeu denúncias de vários internautas que moram em Taquarana, no Agreste de Alagoas, reclamando do atraso no calendário de vacinação.

Enquanto o governo de Alagoas anunciou que esta semana será iniciada a vacinação dos idosos com 67, 68,69 e 70 anos, o município inciou a vacinação para 75 anos.

"Não sabemos porque a vacinação está tão atrasada em relação ao calendário do estado. O pessoal da Secretária Municipal de Saúde não diz nada", afirmou um internauta.

Outra denuncia feita pelos moradores é sobre a ausência de técnicos para aplicar a vacina, especialmente na zona rural.

"Minha avó tem 75 anos e ainda não foi vacinada porque o enfermeiro está afastado por problemas de saúde. E porque a Prefeitura não contrata outros profissionais para que a vacinação não seja prejudicada", desabafou um morador.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Taquarana e foi confirmado que a vacinação ainda acontecendo para o idosos de 75 anos.

Mas o município informou que já aplicou 743 doses das 866 que recebeu da Secretaria de Estado de Saúde.

"A partir deste semana vamos iniciar a vacinação dos idosos de 72 a 74 anos e segunda dose dos profissionais que trabalham na linha de frente da saúde", informou a assessoria.

A assessoria não explicou o motivo do atraso no calendário nem o porque da escassez de técnicos para aplicar a vacina.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o estado envia as doses de vacina que o estado recebe para as centrais de vacina.

"Geralmente isso ocorre um dia após as vacinas chegarem na capital do estado. Mas cada município é responsável pela logística da vacinação", explicou a assessoria da Sesau.

Um exemplo da rapidez na logística e no calendário de vacinação é o município de Arapiraca que está seguindo o mesmo cronograma da capital.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saude de Arapiraca anunciou que, além do ponto de vacinação no Sesc, será iniciada a vacinação por meio do drive tru em parceria com Arapiraca Gardem Shopping.

Essa nova estratégia montada pela Prefeitura de Arapiraca vai acelerar ainda mais a vacinação dos idosos.