Acidentes

Sete vice-presidentes do BB ameaçam pedir demissão coletiva

Executivos estariam insatisfeitos com a indicação de Andrade Ribeiro

Por 7Segundos com Exame 31/03/2021 10h10
Sete vice-presidentes do BB  ameaçam  pedir demissão coletiva
Sete vice-presidentes do BB ameaçam pedir demissão coletiva - Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O Banco do Brasil (BBSA3) pode sofrer uma debandada em seu alto escalão nesta quarta-feira, 31. Segundo coluna de Lauro Jardim, no O Globo, sete dos nove vice-presidentes devem pedir as contas após ficarem descontentes com a indicação de Fausto de Andrade Ribeiro para a presidência do banco. 

O governo formalizou a indicação de Fausto Ribeiro para ocupar a cadeira de CEO do BB nesta terça-feira, 30. O novo presidente-executivo do Banco do Brasil foi indicado por Flávio Bolsonaro, com o aval do ministro Paulo Guedes, após André Brandão, ter renunciado ao cargo.

Embora seja funcionário de carreira do banco estatal desde 1988, em vez de uma indicação política, Ribeiro tem pouca experiência em cargos de alto escalão. Ele era gerente executivo do BB até setembro passado, quando foi nomeado CEO do braço de consórcios da instituição financeira.

Brandão, por sua vez, estava sob pressão do presidente Jair Bolsonaro desde o início do ano, depois de anunciar um plano de reestruturação que envolvia fechamento de agências e demissão voluntária de funcionários, para dar eficiência ao banco. Experiente e respeitado executivo no mercado, ele era o head do HSBC para as Américas antes de ir para o BB.

Ribeiro será o terceiro presidente do banco estatal em cerca de oito meses. Brandão assumiu em agosto do ano passado em substituição a Rubem Novaes, que pediu demissão insatisfeito com o congelamento dos planos de privatização do BB.