Covid -19

Mais de 4.500 pessoas podem estar com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Arapiraca

Segundo a Prefeitura de Arapiraca, usuários e familiares precisam estar atentos a data para aplicação da segunda dose, discriminada no Cartão de Vacinação

Por 7Segundos 07/04/2021 09h09 - Atualizado em 07/04/2021 09h09
Mais de 4.500 pessoas podem estar com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Arapiraca
Arapiraca está vacinando população com 60 anos ou mais - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca é um sucesso, mas muita gente que tomou a primeira dose do imunizante ainda não procurou os pontos de vacinação para tomar a segunda dose.

De acordo com o Sistema de Monitoramento de Vacinação do Governo Federal, que é atualizado em tempo real, estima-se que cerca de 4.500, com idade igual ou superior a 72 anos e que tomou a Coronavac, estão com prazo para receber a segunda dose atrasado ou prestes a atrasar.

A Prefeitura de Arapiraca tem alertado a população a prestar muita atenção no cartão de vacinação, pois lá está discriminado a data exata para tomar a segunda dose.

O intervalo entre as duas doses para quem tomou Coronavac é de 21 dias e esse prazo precisa ser respeitado para garantir a completa imunização.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunoprevenívies de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, a procura pela segunda dose está baixa e isso tem gerado preocupação.

“A imunização completa só se dá com as duas doses da vacina e muitos idosos que tomaram a Coronavac não retornaram para aplicação da segunda dose. Pedimos que os familiares fiquem atentos ao prazo estabelecido no Cartão de Vacinação que é entregue no momento de aplicação da primeira dose", explicou a enfermeira.

Cerca de 5.685 idosos acima de 72 anos tomaram a primeira dose da Coronavac, mas até o momento, apenas 1.120 retornaram para a aplicação da segunda.

Vale lembrar que a informação é exclusiva para os usuários que tomaram a Coronavac. O intervalo de aplicação da Astrazeneca, outra vacina aplicada em Arapiraca, é de 3 meses.