Saúde

[Vídeo] Falta de colírios para pacientes com glaucoma gera reclamações em Arapiraca

Sesau afirma, em nota, que medicações estão sendo adquiridas

Por 7Segundos 09/04/2021 12h12 - Atualizado em 09/04/2021 13h01
[Vídeo] Falta de colírios para pacientes com glaucoma gera reclamações em Arapiraca
Interrupção de tratamento pode causar danos irreversíveis na visão - Foto: Reprodução/Internet

Pacientes com glaucoma - doença caracterizada pela elevação da pressão ocular - reclamam que há meses estão sem receber os colírios utilizados no tratamento. Sem o uso da medicação, eles correm o risco de perder a visão.

“Tenho dor de cabeça, dor nos olhos e tem manhãs que acordo com os olhos vermelhos”, afirma Silvaneide Agripino, que gravou um vídeo denunciando a situação em frente ao Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf), responsável pela distribuição dos medicamentos disponibilizados pelo Estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em vídeo, ela afirma que faz quase um ano que o colírio Brimonidina não é distribuído aos pacientes e e que o colírio Timolol também nem sempre está disponível. “Glaucoma é muito sério. Todo mundo sabe que se não usar o medicamento certinho, a pessoa pode cegar. Eu gostaria de saber o que o governador e o secretário de saúde podem fazer à respeito”, declara.



Para o 7Segundos, a mulher contou que os colírios não tem custo alto, mas como está desempregada não consegue comprar e fazer uso conforme o recomendado pelo médico. “Umas três vezes eu consegui comprar, mas estou sem usar há dois meses. Estou desempregada, não tenho condições de pagar”, conta, dizendo estar preocupada com a avaliação com o oftalmologista, que está marcada para o próximo dia 14.

“Quando a gente vai buscar os colírios no Ceaf, eles dizem apenas que está em falta. Nem eles sabem explicar o motivo de não receber os remédios depois de tanto tempo”, ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que por meio de nota informou que o Estado está em processo para adquirir os dois colírios mencionados pela paciente:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
DISPENSAÇÃO DOS COLÍRIOS TIMOLOU E BRIMONIDINA


A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESAU) ESCLARECE QUE O COLÍRIO TIMOLOU ESTÁ EM FASE DE AQUISIÇÃO POR MEIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO QUE SE ENCONTRA EM CONCLUSÃO NA AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS (AMGESP). QUANTO AO COLÍRIO BRIMONIDINA, A SESAU ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO DA COTAÇÃO DE PREÇOS PARA REALIZAR UMA COMPRA EMERGENCIAL, VISANDO NORMALIZAR A DISPENSAÇÃO AOS USUÁRIOS CADASTRADOS NO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CEAF).