Saúde

[Vídeo] Sem previsão: 2ª dose da Coronavac falta outra vez em Arapiraca

Procura pelo imunizante nos pontos de vacinação foi grande nesta segunda (26)

Por Sete Segundos 26/04/2021 12h12 - Atualizado em 26/04/2021 12h12
[Vídeo] Sem previsão: 2ª dose da Coronavac falta outra vez em Arapiraca
Procura pela 2ª dose da Coronavac em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz

Na manhã desta segunda-feira (26), muitos idosos foram aos pontos de vacinação em Arapiraca para tomar a segunda dose da vacina Coronavac, mas, como não tinha mais vacina, acabaram voltando pra casa frustrados e preocupados com a informação da falta do imunizante. 

Na sexta-feira (23) o Portal Sete Segundos antecipou a notícia sobre a falta da segunda dose da Coronavac em Arapiraca, conforme alertou a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Susy.  

O problema se repete pela segunda vez. Semana passada, o imunizante Coronavac também faltou e a vacinação teve que ser suspensa por alguns dias até a Secretaria de Saúde do Estado antecipar o envio de uma remessa antes prevista para chegar em Arapiraca somente no sábado (24). O problema é que das 4.740 doses esperadas para Arapiraca, o município recebeu apenas 2.500 doses, quantidade considerada insuficiente que acabou sendo utilizada durante o fim de semana, explicou Mônica Susy.

Desta vez, a Coordenadora preferiu não dar entrevista. Mônica Susy disse que iria se reunir com o Prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e com a Secretária de Saúde do município, Luciana Fonseca, ainda na manhã de hoje, na tentativa de organizar uma entrevista coletiva para explicar a situação.

Público idoso chegou cedo ao ponto de vacinação do Sesc, mas não havia mais vacina. Foto: Giovanni                                                                                                                                                     Luiz

Prazo 

Mônica Susy explicou que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da Coronavac não precisam ficar preocupadas porque o intervalo entre a primeira e a segunda doses do imunizante do Butantan pode ser estendido até 28 dias, e que até o final deste prazo, ela espera que o problema seja solucionado, caso contrário, as pessoas terão que tomar a primeira dose outra vez.

Neste início de semana, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou a ampliação do prazo para aplicação da 2ª dose da Coronavac em consequência da redução da quantidade de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde para Alagoas. A decisão foi conjunta entre a Sesau e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL)

Com a decisão, o prazo para tomar a segunda dose da Coronavac passa de 21 para 28 dias, como é permitido pelo fabricante do imunizante e está previsto na bula da vacina. A diminuição nas remessas enviadas pelo Ministério afetam todo o país, visto que a capacidade de produção do Instituto Butantan foi reduzida por falta de insumos, informou a Secretaria.

A extensão do prazo foi pactuada entre o Estado e os municípios alagoanos por meio da Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) número 014, de 22 de abril de 2021. A resolução será publicada em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na bula da vacina Coronavac consta a informação de que a aplicação da segunda dose do imunizante deve ser realizada entre 14 e 28 dias. Em Alagoas, havia sido estipulado, inicialmente, que o prazo seria de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Ainda conforme a bula do imunizante, há informações científicas sobre o intervalo maior, de 28 dias, garantir uma melhor resposta imunológica no organismo contra o novo coronavírus, informou a equipe técnica da Sesau-AL.

AstraZeneca

Quanto às doses da vacina AstraZenica, a Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, Mônica Susy, informou que não há risco de faltar e que o cronograma segue sem alterações. Hoje (26), o calendário previa a aplicação da 1ª dose deste imunizante em idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com síndrome de Down. Já a 2ª dose da AstraZeneca estava prevista serem aplicadas em idosos acima de 85 anos