Arapiraca

[Vídeo]Prefeito Luciano Barbosa inaugura UPA transformada em Complexo de Saúde

Unidade vai funcionar 24 horas por dia oferecendo vários serviços à população 24 hs por dia durante toda a semana

Por Sete Segundos 14/05/2021 14h02 - Atualizado em 14/05/2021 18h06
[Vídeo]Prefeito Luciano Barbosa inaugura UPA transformada em Complexo de Saúde
Upa, no Bairro Baixa Grande, transformada em Complexo Multiprofissional de Saúde - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

Uma das obras mais esperadas pela população de Arapiraca foi inaugurada nesta sexta-feira (14), no Bairro Baixa Grande, pelo prefeito Luciano Barbosa. A tão sonhada UPA, finalmente, foi entregue aos moradores da segunda maior cidade de Alagoas. O detalhe é que o nome "UPA" ficou somente como referência, isso porque a unidade de saúde foi transformada em Complexo Multiprofissional de Saúde.

A mudança se deu porque os serviços oferecidos pelo Complexo foram ampliados. Durante a inauguração,o Prefeito Luciano Barbosa destacou a funcionalidade do Complexo de Saúde, que foi instalado com o objetivo de dar uma maior funcionalidade e reforço no atendimento à população no  que se refere ao combate à Covid-19.   

Solenidade de inauguração do Complexo de Saúde de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

Serviços

Além de contar com uma unidade de pronto atendimento, o Complexo Multiprofissional vai abrigar também a Unidade Sentinela, atendendo a pacientes com síndromes gripais, desafogando de forma gradativa o 3º Centro de Saúde, no Bairro Santa Edwiges, onde a Unidade Sentinela foi instalada desde o início da pandemia em 2020. No local também irão funcionar os serviços de atendimento domiciliar (SAD). 

"Quando eu cheguei na prefeitura, o 3º Centro estava todo ele ocupado pelo Sentinela, não havia outro espaço disponível para a Covid-19, aí eu chamei a secretária de saúde e falei pra ela que precisaríamos desafogar o mais rápido possível o espaço do terceiro centro para que ele funcione como terceiro centro, e precisamos o mais rápido possível encontrar um espaço mais adequado para a Unidade Sentinela, para podermos combater a Covid com maior eficiência, que é a prioridade, e foi que fizemos", destacou o prefeito Luciano Barbosa.

O Complexo Multiprofissional de Saúde foi viabilizado com recursos na ordem de R$3,2 milhões, através do deputado federal Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados e vai funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia com capacidade para atender a um público diário de 300 pessoas.

Dependências do Complexo Multiprofissional de Saúde de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

Começa hoje

Segundo o prefeito Luciano Barbosa, o atendimento à população está previsto para ter início ainda hoje, dia da inauguração. O Complexo vai contar com serviço de atenção básica, unidade sentinela e unidade de pronto atendimento, com salas de classificação de risco, 4 consultórios médicos, serviço social, salas para marcação de exames, coleta, curativos, inalação, esterilização, medicação, dentre outros serviços.

A Secretária de Saúde de Arapiraca, médica infectologista, Luciana Fonseca, também ficou emocionada ao falar sobre os quase 30 anos de serviços prestados ao SUS e sobre a luta que tem travado para combater a pandemia no município junto aos demais profissionais de saúde. "Eu agradeço ao perfeito Luciano Barbosa por ter acelerado essa obra porque vai ampliar e melhora o serviço de atendimento à saúde no município", disse a secretária.

Homenagem

O Complexo Multiprofissional de Saúde leva o nome do ex-prefeito Rogério Teófilo porque foi na gestão do ex-prefeito que a obra começou a sair do papel e foi Rogério quem assinou a ordem de serviço autorizando a obra junho de 2017. "Eu botei uma coisa na minha cabeça: a primeira obra que eu inaugurasse eu ia colocar o nome do Rogério em homenagem a ele por tudo o que ele representa para Arapiraca, e aconteceu de ser inaugurada justamente essa obra que ele tanto sonhou e deu início", disse o prefeito Luciano Barbosa. 

Dra. Lúcia Auto Teófilo ao lado do filho, Moacir Teófilo, durante inauguração do Complexo de Saúde. Foto: Ewerton Silva - 7 Segundos  

A família do ex-prefeito, inclusive, foi convidada para a cerimônia de inauguração e esteve representada pela médica Lúcia Auto Teófilo, esposa do ex-prefeito Rogério Teófilo, pelo Moacir Teófilo, e o irmão, Ricardo Teófilo. Bastante emocionada, a ex-primeira dama do município disse: "ver essa a obra pronta é como realizar um antigo sonho de meu marido, por isso é tão difícil segurar as lágrimas", completou a ex-primeira dama.