Arapiraca

Moradoras da Vila Fernandes encontram dificuldades para se recadastrar no Bolsa Família

Serviço é oferecido no Cras Jardim das Paineiras, distante 3 Km, mas fichas distribuídas são insuficientes

Por Sete Segundos 17/05/2021 13h01
Moradoras da Vila Fernandes encontram dificuldades para se recadastrar no Bolsa Família
Sede do Cras no conjunto Jardim das Paineiras - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

Moradoras da Vila Fernandes, zona rural de Arapiraca, reclamam da dificuldade para se recadastrar no Bolsa Família. É que após o incêndio que atingiu o prédio do CadÚnico de Arapiraca em fevereiro deste ano, o atendimento aos usuários do Bolsa Família passou a ser feito nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O Cras de referência para quem mora na Vila Fernandes é o do conjunto Jardim das Paineiras, distante cerca de 3 km da Vila. O problema, segundo as moradoras, é que as fichas distribuídas são poucas e quem vem de fora acaba sempre sobrando. Foi o que nos contou a Dona Maria Viturino. "São dez fichas na parte da manhã e apenas seis na parte da tarde. A gente que mora aqui na Vila Fernandes não consegue pegar nenhuma. Para pegar tem que ir de madrugada e a estrada é deserta com risco de assalto", desabafou a dona de casa.

Estrada que liga a Vila Fernandes ao conjunto Jardim das Paineiras. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos  

Outra moradora da Vila Fernandes que encontramos em frente ao Cras do Jardim das Paineiras e preferiu não se identificar disse que precisou fazer quatro viagens até o Jardim das Paineiras para ser conseguir ser atendida. "Isso é muito desgastante para a gente que precisa do atendimento e não consegue", desabafou.

A reportagem do Portal Sete Segundos foi até ao Cras do Jardim das Paineiras, mas os funcionários informaram que não estavam autorizados a fornecer nenhuma informação sobre o assunto.

Nós procuramos a Secretaria de Desenvolvimento Social nos informou através de sua assessoria que as equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ainda não estão completas. O processo seletivo para a contratação de pessoal já está em andamento e em fase final de conclusão. Com isso, o Município conseguirá reestruturar os serviços oferecidos nos locais, ampliando a capacidade de atendimento.

Cras do Residencial Jardim das Paineiras. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

A secretaria informou ainda que, sobre o assunto, a Prefeitura de Arapiraca está em diálogo constante com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), na pessoa do promotor Rogério Paranhos, que tem acompanhado de perto os trâmites referentes ao processo seletivo.

Os endereços dos Cras instalados em Arapiraca são os seguintes:

CRAS Canafístula – Rua Tertuliano Barbosa Leite, 201;
CRAS Cazuzinhas – Rua Manoel Vitalino da Silva – Brisa do Lago;
CRAS Jardim das Paineiras – Rua Arapiraca;
CRAS Mangabeiras – Rua Marinês Nunes dos Santos – Santa Edwiges;
CRAS Manoel Teles – Rua Pedro Leão, 25 – Baixão;
CRAS Planalto – Rua Ademar Medeiros, 133;
CRAS Primavera – Rua Francisco de Paula Magalhães.