Sertão

Alunos do Ifal cultivam uva em pleno sertão alagoano

Área de plantio dos parreirais fica no Campus de Piranhas, local onde o projeto se desenvolve há dois anos

Por Sete Segundos 22/05/2021 12h12
Alunos do Ifal cultivam uva em pleno sertão alagoano
Professor Samuel Silva, coordenador do projeto experimental, mostra o resultado das pesquisas com a uva - Foto: Cortesia Ifal

Cultivar uva em pleno sertão não é uma tarefa fácil. A atividade, para ser bem sucedida, exige, no mínimo, uma boa dose de dedicação e muita pesquisa. É o que está acontecendo no Campus do Ifal da cidade de Piranhas, no Alto Sertão alagoano.

Aluna cuida co parreiral plantado no Campus do Ifal em Piranhas. Foto: cortesia Ifal

Clima

Vencer as adversidades do clima da região é sem dúvida, o maior obstáculo para o bom desenvolvimento dessa cultura que prefere temperaturas mais frias. 

É isso o que está sendo feito através de um projeto de pesquisa tecnológica com produção de uva desenvolvido pela equipe do Laboratório de Agrometeorologia e Irrigação do IFAL - Campus Piranhas onde o objetivo é a fabricação do licor.

Após dois anos de estudos, eles fizeram mais uma colheita da fruta depois de algumas adaptações ao clima seco da região.

Produção do licor de uva é feita no laboratório do Campus. Foto: cortesia Ifal

Temperatura

Através do melhoramento genético, as frutas conseguiram suportar as variações climáticas da região, com temperaturas entre 15ºC e 40ºC. Elas também suportaram a distribuição de chuvas e as pragas, principalmente os fungos. 

Com isso, as espécies alagoanas apresentaram uma capacidade maior de resistir às altas temperaturas e os altos níveis de insolação, além de serem mais produtivas.

Início

O experimento com o parreiral começou há dois anos na área experimental do Campus. No local são cultivadas três variedades de uva melhoradas geneticamente para melhor se adaptarem ao clima Semiárido. As variedades são: “Vitória, que é uma uva preta de mesa e sem semente; a Itália, que é uma uva verde de mesa e com semente; e a Magna, que é uma uva industrial com semente e possui uma cor violácea e sabor aframboesado”, explicou o professor Samuel Silva, coordenador do projeto.

Três variedades de uva foram selecionadas para o projeto. Foto: cortesia Ifal 

Visita

A ideia de implantar o projeto no Campus do Ifal em Piranhas surgiu após algumas visitas técnicas à cidade de Petrolina, em Pernambuco. A partir das experiências adquiridas com as visitas, a equipe decidiu implantar o parreiral experimental.

"Ao conhecer o perímetro irrigado de Petrolina nós ficamos maravilhados com a força da viticultura naquela região, e o nosso clima é bem parecido, semelhante ao clima lá da região de Petrolina. Então nós resolvemos trazer algumas variedades e testar a adaptação delas aqui e ver se é possível depois a gente repassar esses resultados para que os produtores interessados também possam propagar a viticultura aqui em Alagoas", explicou o professor Samuel Silva.

Plantação resiste às altas temperaturas no sertão alagoano. Foto: cortesia Ifal

Os próprios alunos deram início à instalação do sistema de condução, plantio, poda, adubação, irrigação, até o beneficiamento com a produção de suco e licor. “Atualmente temos um projeto em andamento visando a fabricação de licor a partir das três variedades. Esse projeto será uma indicação para produtores da região agregarem valor ao produto e melhorarem o escoamento da produção”, destacou o professor Samuel.

O próximo passo é repassar as informações e os resultados para os agricultores da região para que eles possam cultivar a uva e agregar valor com outros produtos feitos com a fruta, como, por exemplo, o licor.

Capacitação e renda

A equipe de estudantes que participaram de todo o processo de implementação da pesquisa como bolsistas está agora ofertando capacitações de forma independente aos produtores interessados e à comunidade em geral que deseja simplesmente conhecer a atividade ou cultivar pequenos parreirais, seja para fins comerciais ou caseiros.

Experiência com a produção de licor de uva está incentivando alunos a ministrarem cursos de capacitação. Foto: cortesia Ifal 

O curso, oferecido pelas alunas do 7° e 9º períodos de Engenharia Agronômica – Carla Sabrina, Edmaíris Rodrigues e Julhe Caroline – é uma ótima oportunidade para os futuros viticultores dominarem as práticas específicas para a videira, como poda, condução, controle de doenças e pragas, além do manejo adequado da adubação e irrigação, dentre outras técnicas como a própria colheita e fabricação do suco e licor.

Os cursos de capacitação são voltados para pessoas com ou sem experiência na atividade. Os interessados em participar podem entrar em contato com o Campus do Ifal em Piranhas pelos números: (82) 2126-6430 e 99668-2716.