Covid -19

Secretário anuncia abertura de novos leitos de UTI após aumento de casos de covid-19 em AL

Novo decreto será anunciado nesta terça-feira (25)

Por 7Segundos 24/05/2021 18h06 - Atualizado em 24/05/2021 21h09
Secretário anuncia abertura de novos leitos de UTI após aumento de casos de covid-19 em AL
Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/ Facebook

Os dados do último boletim da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), apresentaram um aumento de 140 novos casos de covid-19 e 18 óbitos nas últimas 24 horas. Em Alagoas, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou aos 91% nesta segunda-feira (24). A situação exige um novo alerta para o enfrentamento da Covid-19 no estado. 

Em entrevista à Tv Pajuçara, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres chamou a atenção para o momento e falou sobre algumas medidas de enfrentamento do vírus. " O momento é muito preocupante nós já tínhamos alertado toda sociedade através da imprensa e diálogos nas redes sociais que a colaboração, uso da máscara e, evitar aglomerações eram os principais fatores para que não voltasse a ter um crescimento substancial no número de ocupação hospitalar e consequentemente número de óbitos. A população têm ido as ruas e se aglomerado cada vez, com mais força, mas eu acredito que nesse momento não da pra gente colocar culpados a gente precisa de uma consciência coletiva cada um fazendo sua parte a gente vai conseguir fazer esse enfrentamento", frisou o Secretário. 

O secretário ainda fez um alerta e anunciou a abertura de novos leitos de UTI para ampliar o atendimento à população. "Nós temos um hospital de campanha aberto no centro de convenções com 45 pacientes internados neste momento mas o que nos preocupa são os leitos de UTI. A gente vai ampliar os leitos em Alagoas, nós passamos o dia buscando meios para que a gente trouxesse mais condições aos nossos profissionais de saúde. Nos próximos dias vamos ampliar os leitos de UTI para atendimento à população. Isso não quer dizer que a população pode ir às ruas porque a gente vai ter leito", disse. 

Nesta terça-feira (25), o governador de Renan Filho deve anunciar quais medidas serão tomadas na renovação do decreto estadual do Plano de Distanciamento Social Controlado. "Nós temos várias nuances a serem enfrentadas no anúncio do novo decreto do governador Renan Filho, nós estamos pensando sobre os números, estamos acompanhando vários segmentos econômicos para apresentar a sociedade mais um decreto de maneira criteriosa com base na ciência. Quando nós decidimos fazer a flexibilização nós apresentamos as condições para a sociedade, se houvesse um novo aumento de número de casos nós teríamos que tomar algumas medidas. Então a gente está analisando, vendo esse comportamento de que maneira a gente pode conter esse novo crescimento de casos e Alagoas", ressaltou.