Covid -19

Alagoas tem cinco hospitais sem vagas em leitos de UTI para pacientes com Covid

Confira a lista de vagas disponíveis segundo boletim de ocupação diária divulgado pela Sesau

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 26/05/2021 14h02 - Atualizado em 26/05/2021 15h03
Alagoas tem cinco hospitais sem vagas em leitos de UTI para pacientes com Covid
Taxa de ocupação de UTI-Covid preocupa autoridades sanitárias - Foto: Catarina Magalhães / Ascom

A crescente taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 virou motivo de preocupação nos últimos dias. Em Alagoas, quatro hospitais não dispõem de mais nenhuma vaga em leitos intensivos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus: o Hospital de Emergência do Agreste e o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca; e em Maceió, o Hospital Vida e o Hospital Dr. Hélvio Auto; e em Santana do Ipanema, o Hospital Regional dr. Clodolfo Rodrigues. 

Além das autoridades de saúde, parentes de pessoas que estão internados em leitos clínicos demonstram preocupação se haverá vaga disponível caso o paciente necessite de cuidados intensivos.

"A gente reza e torce para que o caso não agrave e ele se recupere sem precisar ser intubado. Além do medo de todo esse processo de intubação, de não saber se o ele vai voltar depois, agora a gente tem medo também se ele precisar ir para a UTI porque no hospital que ele está não tem mais nenhuma vaga", afirmou uma dona de casa, cujo marido está internado em um dos leitos clínicos do Hospital Regional de Arapiraca. Ela pediu para não ter o nome divulgado.

O percentual de ocupação dos leitos de UTI-Covid, que conforme o boletim diário da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), alcançou 88% na tarde de terça-feira (25) foi um dos motivos que levou o governador Renan Filho (MDB) a renovar o decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado por mais uma semana, sem alterações. Durante a coletiva ocorrida na noite de quarta, ele afirmou que nos próximos dias deve anunciar novas medidas, mas não anunciou quais. Pela manhã, durante inauguração de Cisp em Craíbas, Renan Filho demonstrou preocupação com a lotação dos leitos de UTI e chegou a afirmar que poderia endurecer as medidas de restrição.


Conforme o boletim de ocupação diária atualizado às 16h de terça-feira (25), a ocupação total dos leitos hospitalares para pacientes com Covid-19 é de 60%, mas em termos de leitos intensivos, que dispõe de equipamentos de intubação, a taxa geral de ocupação é de 88%. Do total de 387 leitos do tipo no Estado, 342 estão ocupados. Ou seja, em toda Alagoas há apenas 45 leitos de UTI-Covid disponíveis.

De acordo com a mesma tabela, Alagoas tem atualmente 855 pessoas em tratamento hospitalar para a Covid-19. Além dos pacientes de UTI, há ainda 23 ocupando leitos de unidade intermediária e 490 em leitos clínicos em 37 unidades hospitalares espalhados pelo Estado. Quatro desses hospitais, dois em Arapiraca e dois em Maceió, estão com as UTIs lotadas.

A taxa de ocupação dos leitos intensivos de Maceió é de 87%. Do total de 220 leitos, 192 estão ocupados. Em toda a Capital, que dispõe da maior quantidade de unidades hospitalares e é referência para outros municípios da Zona da Mata, Litoral e Região Norte, havia apenas oito leitos de terapia intensiva disponíveis. Nos hospitais Vida e dr. Hélvio Auto não há nenhuma vaga.

A situação de Arapiraca é ainda mais crítica. O município também é ponto de regulação de leitos de UTI para outros municípios do Agreste e até do Sertão e está com a taxa de ocupação de leitos de 93%. O município conta com 72 leitos de UTI e apenas cinco deles estão disponíveis, no Hospital Chama.

Confira abaixo a tabela do percentual de ocupação das UTIs em unidades hospitalares de Alagoas e as vagas disponíveis:

HOSPITAIS% DE OCUPAÇÃO DE UTIVAGAS DE UTI DISPONÍVEIS
Hospital da Mulher - Maceió
99%
1
Hospital Metropolitano - Maceió
90%
7
Hospital de Emergência do Agreste - Arapiraca
100%
0
Hospital Regional da Mata
93%
1
Hospital Chama de Arapiraca
83%
5
Hospital Carvalho Beltrão - Coruripe
73%
4
Hospital Universitário - Maceió
57%
6
Hospital Regional do Norte
90%
1
Hospital Reg. N. Sra. do Bom Conselho - Arapiraca
100%
0
Hospital Santa Casa de Misericórdia
80%
3
Hospital Veredas - Maceió
80%
2
Santa Casa de Penedo
70%
3
Santa Casa de São Miguel
90%
2
Hospital Clodolfo Rodrigues - Santana do Ipanema
100%
0
Hospital Sta. Rita - Palmeira dos Índios
90%
1
Hospital Dr. Hélvio Auto - HDT - Maceió
100%
0
Hospital Vida - Maceió
100%
0
HGE
90%
1
Maternidade Escola Santa Mônica
50%
1