Arapiraca

[Vídeo] Jovem carente e mãe de 4 filhos precisa de exame urgente para diagnosticar tumor

Maria Raquel tem 21 anos, foi diagnosticada com um tumor no ovário e não tem dinheiro para custear outros exames e iniciar o tratamento

Por Sete Segundos 28/05/2021 14h02 - Atualizado em 28/05/2021 18h06
[Vídeo] Jovem carente e mãe de 4 filhos precisa de exame urgente para diagnosticar tumor
Maria Raquel e a filha mais nova, de 1 ano e 4 meses - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

O drama da jovem Maria Raquel Lima dos Santos, 21 anos, moradora do povoado Flexeiras de Baixo, zona rural de Arapiraca, teve início no dia 15 de março deste ano quando ela recebeu o resultado de um exame de ultrassonografia feito com o objetivo de identificar a possível existência de um cálculo renal em consequência das fortes dores que ela sentia na região abdominal.

Surpresa


A surpresa veio quando o resultado do exame apontou a presença de um cisto no ovário de tamanho grande. O volume exagerado do cisto gerou preocupação por parte da profissional que avaliou o exame. Raquel foi recomendada a fazer outros exames para obter um diagnóstico mais preciso sobre o seu estado de saúde.

A suspeita é que Maria Raquel esteja com um tumor maligno no ovário, mas, para confirmar a hipótese, ela precisa fazer urgentemente uma ressonância magnética. O problema é que ela não tem condições financeiras de arcar com o custo desse e de outros exames necessários para chegar a um diagnóstico preciso sobre o problema e se for necessário, iniciar o tratamento.

Maria Raquel mostra as requisições para os exames que necessita fazer para confirmar o diagnóstico sobre a gravidade do tumor e iniciar o tratamento. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos  

Urgência

Como a situação é de urgência devido às fortes dores que ela ainda sente e também pela suspeita de um provável diagnóstico de câncer, esperar para fazer o exame pelo SUS seria arriscado porque iria demorar algum tempo até todo o procedimento ser realizado devido à fila de espera no sistema único de saúde.

Além da ressonância magnética, Maria Raquel também necessita fazer um eletrocardiograma e mais um exame de ultrassonografia. A ressonância magnética é o mais caro dos três, custa mais de 900 reais na rede particular.

Sem condições


Maria Raquel vive num barraco de madeira num acampamento de trabalhadores rurais sem terra junto com o marido que trabalha fazendo bicos para poder manter a família. Ela tem 4 filhos de 1, 3, 5 e 7 anos de idade.

Maria Raquel conta com a ajuda dos amigos para poder arrecadar a quantia necessária para fazer os exames. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Solidariedade

No caminho de Raquel estava a amiga Cristina de Lima, que ao tomar conhecimento da história, resolveu ajudar a jovem. “Conheci Raquel há algum tempo quando o marido dela trabalhava com o meu esposo e como ela tinha meu contato pelo whatsapp, um dia desses me surpreendi com a Raquel me pedindo ajuda e foi aí que tomei conhecimento da história toda e comecei a me movimentar para ajudar”, conta Cristina, que resolveu divulgar a história aos amigos, organizando também um bingo solidário para arrecadar a quantia que Raquel precisa para poder fazer todos os exames o mais rápido possível.

Quem quiser participar do bingo e puder doar alguma quantia financeira para ajudar a jovem Maria Raquel, pode entrar em contato com a Cristina pelo número (82) 99611-6046.