Covid -19

Devido vacinação contra a Covid, população negligencia imunização para H1N1

A H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo e costuma causar complicações graves

Por 7 Segundos 16/06/2021 07h07 - Atualizado em 16/06/2021 07h07
Devido vacinação contra a Covid, população negligencia imunização para H1N1
Vacinação contra a Influenza H1N1 - Foto: Reprodução

Alagoas está com duas importantes campanhas de vacinação contra doenças virais: Covid-19 e Influenza H1N1.

Pelo fato de o mundo estar vivenciando a pandemia de coronavírus, aparentemente as pessoas estão mais preocupadas com a vacinação contra a Covid-19, o que tem feito com que o público-alvo da campanha contra a Influenza negligencie a importância do combate à doença.

A H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo e costuma causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento de saúde.

Esse tipo de virose é responsável, a nível global, pela infecção de 3 a 5 milhões de pessoas, e pela morte de 250 mil a 500 mil.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca para buscar dados de como está a campanha contra a Influenza na cidade.

Segundo o órgão, Arapiraca está na segunda fase da campanha, mas devido a muitas pessoas do primeiro grupo não terem procurado a imunização, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem vacinando todos.

Fazem parte do público alvo da primeira e segunda fase da campanha contra a Influenza as gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, idosos e professores.

“A Influenza H1N1 é uma doença perigosa e que, felizmente, pode ser prevenida através da vacinação. Sendo assim, se você faz parte do público-alvo da campanha, não perca tempo”, disse a coordenadora de doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.

Prazo entre vacinas precisa ser respeitados para evitar reações adversas

Especialistas em vacinação alertam para a importância de evitar a imunização paralela. O prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitado.

“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.

É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.