Saúde

Teotônio Vilela ganha destaque nos indicadores da atenção básica do estado de Alagoas

Município ficou em quarto lugar entre os mais de 5.500 municípios do país, na avaliação do terceiro quadrimestre de 2020

Por 7Segundos com Assessoria 16/06/2021 11h11 - Atualizado em 16/06/2021 12h12
Teotônio Vilela ganha destaque nos indicadores da atenção básica do estado de Alagoas
Secretária de saúde, Izabelle Pereira - Foto: Assessoria

Saúde de Teotônio Vilela se destaca no cenário nacional com os melhores indicadores da Atenção Básica no estado de Alagoas e o quarto melhor do País, no resultado da avaliação do Previne Brasil do Ministério da saúde.
A Secretária de Saúde, Izabelle Pereira, receberá uma premiação em Brasília pela expansão da Atenção Básica e a melhoria dos indicadores, principalmente na estratégia de saúde da família.

O Município de Teotônio Vilela, agreste de Alagoas, mais uma vez é destaque nos indicadores de Saúde apresentados pelo Ministério da Saúde em nível nacional. Dessa vez, o programa Previne Brasil, classificou o município com nota 8,75 tendo o melhor desempenho dentre os 102 municípios alagoanos e o quarto melhor entre os mais de 5.500 municípios do país, na avaliação do terceiro quadrimestre de 2020.

Ainda este mês, o município de Teotônio Vilela, representado pela Secretaria de Saúde, receberá uma certificação em Brasília, pela Comissão Intergestora Tripartite, em reconhecimento pelo trabalho em saúde realizado pelos profissionais e à gestão municipal na expansão da Atenção Básica e a melhoria nos indicadores ao longo dos anos 2019 e 2020, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família.

Para obter tamanho resultado e destaque nacional, a gestão municipal de Teotônio Vilela, que na época tinha como prefeito Joãozinho Pereira e secretária de saúde, Izabelle Pereira, mantida no cargo, com um planejamento estratégico eficaz e entendendo a necessidade de saúde da sua população, fez investimentos importantes para ampliar acesso, humanizar e integralizar a assistência, consequentemente melhorando a qualidade e a resolutividade dos serviços no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

“Desde o primeiro dia que assumimos a Secretaria de Saúde, compreendi o papel fundamental da Atenção Básica, que precisa ser a porta de entrada do usuário na rede atenção à saúde, a ordenadora da rede, a coordenadora do cuidado e que de fato atenda a necessidade de saúde da população. Então, trabalhamos de forma intensa, diuturnamente; planejamos, estabelecemos metas e prioridades, qualificamos os profissionais, estruturamos às Unidades da Estratégia de Saúde da Família (UBS), informatizamos, fizemos monitoramento, acompanhamento e dobramos os investimos na assistência farmacêutica, sempre no propósito de fortalecer o nosso SUS, fazendo, de fato, acessível, resolutivo e gratuito”, disse Izabelle Pereira.

De acordo com a Secretária de Saúde, esse resultado começou a ser construído desde o início da gestão, em 2017, com o então Prefeito Joãozinho Pereira, quando foi possível perceber os avanços extraídos devido ao planejamento e aos investimentos feitos pelo gestor, que na oportunidade, chegou à 34% de todo o orçamento municipal, colocando a saúde como umas das prioridades na sua gestão. Desde então, os investimentos vêm aumentando de R$ 25 milhões em 2017 para R$ 43 milhões investidos na saúde das famílias vilelenses em 2020, com isso, o município segue avançando de forma célere na ampliação dos serviços e ações de saúde, de forma contínua, seguido pelo atual gestor do município, o Prefeito Peu Pereira.

Para a Secretária, é de extrema importância elaborar planejamento, identificar prioridades, estabelecer metas, monitorar, constituir indicadores a partir dos preconizados pelo Ministério da Saúde, adequando-os à realidade do município, são estratégias preponderantes para ampliar acesso, aumentar a resolutividade dos serviços e obter bons resultados em saúde.

“É desafiador e requer muita dedicação construir essa Atenção Básica de qualidade. Aproximar o usuário dos serviços de saúde através da humanização e do acolhimento é prioridade na nossa gestão. É realizador acompanhar essa escalada, os resultados, os acessos, a diminuição de filas, a resolutividade e, acima de tudo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que a dedicação dos nossos profissionais, somado ao planejamento estratégico e aos investimentos da gestão municipal, o aporte de recursos do nosso deputado federal Arthur Lira, foram fundamentais para que chegássemos nesse resultado; a melhor Atenção Primária de Alagoas e a quarta melhor do Brasil, na avaliação dos indicadores do Ministério da Saúde. Um orgulho estar secretária dessa pasta e colocar a saúde de Teotônio Vilela em destaque no cenário nacional. Deixo aqui meu compromisso que seguiremos trabalhando forte, para continuarmos avançando e ofertar uma assistência à saúde de qualidade para a nossa população ”. Afirmou Izabelle Pereira.