Covid -19

MPE quer instalação de novo Hospital de Campanha e reativação dos leitos Covid do Djacy Barbosa

O órgão fiscalizador também cobrou intensificação no combate a aglomerações

Por 7 Segundos 16/06/2021 16h04
MPE quer instalação de novo Hospital de Campanha e reativação dos leitos Covid do Djacy Barbosa
Promotorias de Justiça de Arapiraca - Foto: Assessoria

O Ministério Público Estadual (MPE/AL), através da Promotoria de Arapiraca, quer que o Governo de Alagoas instalação de um novo Hospital de Campanha na Capital do Agreste.

De acordo com o promotor de Justiça Lucas Mascarenhas, o órgão tem tratado do assunto diretamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com a Prefeitura de Arapiraca, que já se comprometeu a oferecer o espaço para instalação da unidade hospitalar.

Segundo Mascarenhas, também está sendo analisada a possibilidade de reabertura dos leitos de UTI e clínicos do Hospital Djacy Barbosa, localizado no centro de Arapiraca.

"A equipe técnica da Secretaria de Saúde Municipal já elaborou o relatório da visita. Falta apenas a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado apresentar suas conclusões", explicou.

MPE cobra fiscalizações

O órgão também emitiu uma recomendação ao Estado e ao Município com o objetivo de que ambos intensifiquem os atos de fiscalização para coibir aglomerações e minimizar a disseminação do vírus.

"Nós do Ministério Público articulamos uma reunião com vários órgãos públicos para uma ação conjunta visando ações para proteção da saúde e bem estar dos munícipes, sobretudo na adoção de medidas de prevenção e fiscalização de estabelecimentos privados e públicos, visando a contenção da proliferação do vírus Covid-19", continuou Lucas Mascarenhas.

Ainda segundo o promotor, participarão da Força Tarefa representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 3º Batalhão de Polícia Militar, Procon Arapiraca e SMTT.

"Na ocasião, criamos um cronograma de ação dessa força tarefa e montamos uma estratégia que viabilizará operações constantes para evitar aglomerações em bancos, casas lotéricas, supermercados e outros pontos de grande aglomeração na cidade. Além disso será intensificada a fiscalização para cumprimento das restrições do decreto estadual pelos estabelecimentos comerciais", finalizou o promotor de Justiça.

Não há vagas

Desde o último final de semana, Arapiraca não possui leitos disponíveis de UTI destinadas a pacientes com Covid-19. Os casos graves que surgem estão sendo redirecionados para outras cidades.

De acordo com o relatório diário de leitos Covid-19, emitido pela Sesau, são 75 leitos ocupados só na Capital do Agreste.

A situação dos leitos clínicos não tem gerado preocupação. Segundo o relatório, Arapiraca ainda conta com 24 vagas disponíveis.