Covid -19

Covid-19: Ocupação de UTIs cai em Alagoas, mas Arapiraca continua com 97%

Mesmo com a queda na ocupação na Capital, Arapiraca e outros municípios do interior continuam acima da média

Por 7Segundos 25/06/2021 14h02
Covid-19: Ocupação de UTIs cai em Alagoas, mas Arapiraca continua com 97%
Taxa de ocupação em leitos de UTI-Covid é de 77% em Alagoas - Foto: iStock

O primeiro dia do novo decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado de Alagoas começa com redução da ocupação diária de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Conforme o boletim produzido pela Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação total de leitos é de 50%, e de UTI é de 77%. Mas, em Arapiraca e em outros municípios do interior, os percentuais estão acima da média.

Conforme infográfico divulgado pela Secretária de Saúde de Arapiraca, o município está com 97% dos leitos intensivos ocupados, percentual que corresponde 73 dos 75 UTIs disponíveis nos três hospitais do município. As unidades hospitalares somam outros 115 leitos clínicos, dos quais 73 estão ocupados, número corresponde 63% do total.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca

Apesar da redução geral na ocupação hospitalar, nos municípios de Coruripe e de São Miguel dos Campos, os leitos de UTI-Covid estão com ocupação de 100%.

Já na Capital, a taxa de ocupação de leitos intensivos é de 77% - com 64 vagas disponíveis. Maceió tem taxa de ocupação de 22% de leitos intermediários e de 37% de leitos clínicos.

Com a abertura do Hospital do Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, na semana passada, o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 chegou a 400 em Alagoas. A nova unidade hospitalar conta com 10 leitos de UTI adulto e outros 50 leitos de enfermaria.