Acidentes

Prefeitura de Igaci denuncia ex-prefeito por improbidade administrativa

Município protocolou denúncia após receber cobrança bancária

Por 7Segundos 25/06/2021 17h05
Prefeitura de Igaci denuncia ex-prefeito por improbidade administrativa
Para não ser responsabilizada por irregularidade, prefeitura apresentou denúncia contra ex-gestores - Foto: Reprodução

Cobranças referentes a empréstimos consignados feitos por servidores municipais levaram a prefeitura de Igaci a protocolar denúncia contra o ex-prefeito, Oliveiro Torres Piancó e contra os ex-secretários de Finanças, Jane Mércia Oliveira e Luiz Torres da Silva. Eles são acusados de crime de improbidade administrativa

A denúncia tem como base cobranças recebidas pela atual gestão de dívidas deixadas pelos ex-gestores junto a instituições financeiras. Conforme os documentos que foram protocolados na terça-feira (22), a prefeitura não repassou aos bancos as parcelas dos financiamentos contratados por funcionários municipais com desconto em folha.

O suposto esquema funcionava da seguinte forma. O servidor municipal fazia um empréstimo e tinha o valor das parcelas descontados na folha. O município, em vez de repassar o valor descontado à instituição financeira - conforme estabelecido em contrato - retinha para si o valor das parcelas.

Segundo informações da prefeitura ao 7Segundos, desde o início do ano o município vem recebido sucessivas cobranças de instituições referentes aos valores retidos.

O Banco do Brasil chegou a notificar extrajudicialmente o município em uma cobrança de R$ 104.935,23. O valor é referente ao montante retido pela prefeitura em parcelas de empréstimos consignados de servidores municipais que não foram repassados ao banco entre os anos de 2016 a 2020.

Para não ser responsabilizada pela irregularidade, a prefeitura que atualmente está sob o comando do prefeito Petrúcio Barbosa (PTB), apresentou denúncia contra os ex-gestores. Caso seja confirmado que os valores foram retidos, o ex-prefeito e os ex-secretários poderão responder pelo crime de improbidade administrativa.