Brasil

Professor acha mochila com mil reais e entrega à PM em RR

'Vale a pena fazer o certo', diz Rômulo. Quantia foi devolvida à dona

Por G1 RR 28/06/2021 11h11 - Atualizado em 28/06/2021 11h11
Professor acha mochila com mil reais e entrega à PM em RR
Bolsa foi deixada no posto da CIPA no parque Anauá, em Boa Vista - Foto: Divulgação/PM-RR

A aula de educação física do professor Rômulo Silva de Araújo, na semana passada, terminou com uma aprendizagem além das atividades esportivas: com uma lição de honestidade. Ele e os estudantes, encontraram uma mochila com mais de mil reais e entregaram para Polícia Militar devolver à dona.

A surpresa aconteceu durante a aula da última sexta-feira (25), no parque Anauá, bairro São Francisco, em Boa Vista. Ao G1, Rômulo contou que ficou surpreso ao encontrar o dinheiro, quando abriu a mochila para procurar algum documento de identificação do dono.

"Estávamos eu e o grupo de alunos lá no Parque Anauá, aí, eles apontaram e disseram: eita, professor, alguém esqueceu uma mochila aqui. Nós abrimos para ver se encontrávamos algum documento de identificação e, para a nossa surpresa, encontramos mais de mil reais nela", contou.

Rômulo é professor e coordenador pedagógico em um cursinho preparatório para carreira militar. Segundo ele, naquele dia, tinha perdido R$ 130 e precisava desta quantia. Em meio a situação, o grupo começou a discutir sobre o que fazer com a bolsa encontrada, mas a maioria optou por devolver.

"Eu não poderia me furtar da responsabilidade e, também, estava ali diante de alunos e disse: eu já sei o que nós vamos fazer. Vamos pegar essa mochila, procurar algum posto da polícia e fazer o que é certo", disse o militar, acrescentando que aquela atitude, virou uma lição para os alunos, que são adolescentes e cursam o ensino médio.

Ao chegar no posto da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da PM, que fica no parque, o professor contou que teve outra surpresa: ele foi atendido por um agente da PM, que já tinha sido seu aluno no segundo grau.

Rômulo disse que ficou emocionou ao ouvir do ex-aluno, que não esperava outra atitude do professor, que não fosse a de procurar o dono da bolsa para devolver.

"Nesse momento, eu lembrei da minha mãe. De tudo o que eu aprendi com ela. Dos valores que ela plantou em mim e na minha família com tanta dificuldade, tanta luta".

Ainda conforme o professor, depois que deixou a bolsa na CIPA, os policiais encontraram dentro um cartão de transporte público. "Foi aí que nós nos demos conta de que ninguém tinha perdido nenhuma bolsa, mas sim, era fruto de um roubo".

"A minha única ação foi pegar e devolver. Vale a pena. Essa lição, vai ficar para o resto da minha vida, para os meus filhos que são pequenos. Sempre vale a pena fazer o que é certo. Nós achamos mais de mil reais, mas vamos devolver porque esse dinheiro não é nosso", frisou Rômulo.

Rômulo contou, ainda, que gostaria de conhecer a vítima do roubo, pois não imaginava que a história teria esse desfecho. No entanto, foi informado pela PM de que a vítima teve seu celular roubado junto da mochila.

Procurada, a Polícia Militar informou que a proprietária dos objetos e do dinheiro foi localizada e o material foi entregue à filha dela na tarde desse sábado (26).

A PM não chegou a ser acionada para atendimento da ocorrência, no entanto, informou tratar-se de um caso em que a vítima foi assaltada na tarde de sexta, em frente à vila da Base Aérea.