Mundo

Em meio a onda de calor recorde, ursos invadem piscina no Canadá

O episódio aconteceu em Coquitlam, na província de Colúmbia Britânica, onde termômetros já registraram temperatura recorde de 47,9°C

Por Metrópoles 01/07/2021 10h10 - Atualizado em 01/07/2021 10h10
Em meio a onda de calor recorde, ursos invadem piscina no Canadá
Ursos invadem piscina no Canadá - Foto: Reprodução

Moradores de uma casa gravaram uma família de ursos se refrescando na sua piscina, no Canadá. O episódio aconteceu em Coquitlam, na província de Colúmbia Britânica, onde o calor já bateu a temperatura recorde de 47,9°C.

O premiê da província, John Horgan, declarou que a situação é preocupante. Segundo ele, o episódio mostra que “a crise climática não é uma ficção”. “Isso não é um problema de Colúmbia Britânica, não é um problema do Canadá, é um desafio global. E nós precisamos fazer com que os cidadãos do mundo se unam”, disse.

Onda de calor causa mortes súbitas

Ao menos 230 mortes foram registradas, entre sexta-feira (25/6) e a última quarta-feira (30/6), na Colúmbia Britânica. Na terça-feira (29/6), a cidade de Lytton alcançou 49,5ºC, maior temperatura já registrada no país.

“Desde o início da onda de calor, no fim da semana passada, o Serviço de Legistas da Colúmbia Britância (uma espécie de IML, no país) tem registrado um aumento significativo nas mortes reportadas, com a suspeita de que o calor extremo contribuiu”, explica Lisa Lapointe, chefe dos legistas. Segundo ela, esse número deve aumentar à medida que os registros são atualizados.

A marca deste ano ultrapassa o recorde no Brasil, de 44,7°C, atingido em Bom Jesus do Piauí, em novembro de 2005. No Canadá, as temperaturas deste ano ano estão cerca de 9°C mais altas do que o usual para a época.

Para controlar as consequências da onda de calor, as prefeituras do país abriram “centros de resfriamento”, suspenderam aulas e campanhas de vacinação contra a Covid-19. Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores estão em falta nos mercados e lojas de eletrodomésticos.