Arapiraca

Dificuldade para estacionar carros e motos no Centro de Arapiraca é alvo de reclamações de empresários

Entidades ligadas ao comércio cobram ações por parte do município para criar mais vagas de estacionamento na cidade

Por 7Segundos 02/07/2021 17h05 - Atualizado em 02/07/2021 17h05
Dificuldade para estacionar carros e motos no Centro de Arapiraca é alvo de reclamações de empresários
Ruas centrais de Arapiraca ficam tomadas por veículos durante o dia - Foto: Reprodução

Achar uma vaga de estacionamento no Centro de Arapiraca não é tarefa fácil. Mesmo no período de pandemia, as poucas vagas disponíveis para estacionar uma motocicleta ou um carro são preenchidas rapidamente. Só mesmo quem chega ao Centro bem cedinho, antes das 7 e meia da manhã, de preferência, consegue estacionar nas ruas centrais da cidade. Depois das 8hs da manhã, dispor de alguma vaga disponível "é o bicho", como se diz na gíria. Quem chega depois desse horário, precisa rodar e muito para encontrar algum local e mesmo assim, só consegue se por um acaso, alguém estiver saindo com o carro e deixando a vaga aberta bem na hora em que a pessoa que procura a vaga está passando.

Diante dessa dificuldade, restam duas opções, deixar o carro em ruas mais distantes e ir andando até o Centro ou pagar por um estacionamento privado, que também andam cheios ultimamente. 

Representantes de entidades ligadas ao comércio de Arapiraca têm sentido essa dificuldade também, pedindo soluções ao poder púbico municipal. O empresário Claudio Júnior, presidente da Associação Centro Novo que reúne entidades ligadas ao comércio de Arapiraca, inclusive membros da Prefeitura, sentiu de perto o problema e desabafou em uma rede social: "um período difícil desse e ainda sem vagas de estacionamento, isso só complica a nossa situação. Até os estacionamentos privados estavam lotados. Hoje,para encontrar uma vaga tive que rodar umas dez vezes e não foi fácil", disse o empresário. 

Cláudio Júnior ainda questionou os secretários municipais que fazem parte do grupo de whatsapp do qual faz parte sobre um projeto do ex-prefeito Rogério Teófilo de transformar a área mais antiga do Parque Ceci Cunha em estacionamento público, inclusive com a instalação de uma escada rolante para facilitar o acesso das pessoas à parte alta do Centro. O local onde seria construído o estacionamento, em frente ao ginásio de esportes João PauIo II, permanece ocupada desde fevereiro por um parque de diversões que está sem funcionar por causa da pandemia do novo coronavírus

Rua Esperidião Rodrigues com vagas de estacionamento ocupadas e veículos parados em locais proibidos. Foto: reprodução

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, reforçou a observação do empresário Cláudio Júnior dizendo que realmente o comércio de Arapiraca está pedindo mais vagas de estacionamento e também questionou a presença do parque de diversões em um local que poderia servir com área de estacionamento, desafogando essa demanda no Centro de Arapiraca. Wilton Malta sugere que a atual administração municipal negocie com os proprietários do parque de diversões um local para eles ficarem e liberem a área onde está o parque para estacionamento. "Nós entendemos as razões, mas, eles (o parque) poderiam ser deslocados para uma outra área onde não suprima essas vagas de estacionamento", disse o presidente do Sindilojas.

Parque

Sobre a presença do parque de diversões no Parque Ceci Cunha, a prefeitura de Arapiraca informou através de sua assessoria de comunicação que o parque permaneceu no local a pedido do proprietário, que não tinha cidade para ir devido a pandemia e solicitou a permanência no local. A prefeitura foi solidária ao empresário e as famílias e permitiu a permanência, mas, com a reabertura gradual dos eventos, ele deverá ser comunicado para liberar o local.

Projetos

Sobre projetos para criar novas áreas de estacionamento na cidade, a prefeitura informou através de sua assessoria de comunicação que está realinhando alguns projetos que foram paralisados ou abandonados e citou o Centro Novo como um deles que segundo a atual gestão, era exequível, ou seja, irrealizável, e que "a própria empresa ganhadora da licitação atestou isso, entregando a obra inacabada". A assessoria da prefeitura informou ainda que a gestão do prefeito Luciano Barbosa precisou realizar uma reprogramação da planilha de execução, que foi feita e encaminhada à Caixa Econômica e que está aguardando a resposta e que, diante da aprovação, seguirá os trâmites normais para licitar.

Zona Azul

Um projeto para criar a Zona Azul no Centro de Arapiraca, abrindo vagas rotativas de estacionamento em algumas vias da cidade, idealizado pelo prefeito Luciano Barbosa em sua gestão anterior, está sendo reanalisado pelo prefeito e em breve, a SMTT irá divulgar detalhes, informou a assessoria da prefeitura de Arapiraca. "a Prefeitura reconhece a necessidade de se criar novas vagas de estacionamento e embora esteja agilizando os processos de licitação da Zona Azul e da liberação do espaço do Ginásio, tem trabalhado pelo reordenamento do centro, para que vagas ocupadas de estacionamento sejam devidamente liberadas para automóveis. A atual gestão também irá intensificar a fiscalização de estacionamentos particulares, que são uma alternativa a atual situação; como também a melhoria do transporte público urbano", informou a prefeitura.