Covid -19

Arapiraca registrou aumento de mais de 58% nos casos confirmados de Covid-19 no mês de junho

O Portal 7 Segundos analisou todos os boletins epidemiológicos que são publicados diariamente através das redes sociais da Prefeitura de Arapiraca

Por 7 Segundos 03/07/2021 07h07 - Atualizado em 03/07/2021 09h09
Arapiraca registrou aumento de mais de 58% nos casos confirmados de Covid-19 no mês de junho
Centro de Triagem Iza Castro, em Arapiraca - Foto: Assessoria

O mês de junho fez disparar o número de casos confirmados de Covid-19 em Arapiraca. De acordo com uma análise dos boletins epidemiológicos publicados diariamente pela Prefeitura de Arapiraca em suas redes sociais, de maio a junho o aumento no número de casos ultrapassa os 58%.

Segundo os boletins diários, em maio foram registrados cerca de 2.740 casos de Covid-19. O número não é exato, pois dois boletins, referentes aos dias 9 e 20 de maio, não estão disponíveis para análise.

Em junho, o número de casos confirmados deu um salto. Foram registrados 4.329 arapiraquenses positivados para doença causada pelo coronavírus.

Apesar do número de casos ter aumentado, os óbitos registrados foram praticamente os mesmos. Foram cerca de 60 óbitos em maio e 59 em junho.

Um dado que pode estar relacionado a esse aumento significativo é o fato de muitas pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 estarem sob a falsa sensação de proteção. Mas é importante deixar claro que a imunidade completa só se dá após alguns dias depois da segunda dose.

Arapiraca é uma das cidades que mais tem avançado na vacinação. Segundo o Sistema Nacional de Monitoramento de Vacinas, por aqui já foram administradas mais de 104 mil dose, sendo 75,3 mil como primeira dose, e 28,8 mil como segunda. 

Entretanto, levando em consideração que a população vacinável de Arapiraca, ou seja aquela formada por pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, é de aproximadamente 168 mil pessoas, só podem se considerar imunizados contra a Covid-19 quem tomou as duas doses, ou seja, 17% da população vacinável.