Política

Diretor de Imunizações da Saúde diz que reverendo levou proposta da Davati

Reunião ocorreu no dia 22 de fevereiro, às 16h, no Ministério da Saúde, mostram documentos aos quais a CNN teve acesso

Por CNN 06/07/2021 07h07
Diretor de Imunizações da Saúde diz que reverendo levou proposta da Davati
CPI da Pandemia - Foto: Reprodução/TV Senado

O diretor do departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz, afirmou à CNN que a proposta de venda de 400 milhões de doses de vacina pela Davati Medical Suply chegou à pasta em fevereiro pelas mãos de um líder religioso ligado à Igreja Batista. O reverendo Amilton Gomes de Paula foi quem abriu as portas do ministério para o revendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti, que relatou à CPI da Pandemia ter recebido cobrança de propina para que o negócio fosse efetivado mais à frente.

A reunião ocorreu no dia 22 de fevereiro, às 16h, no Ministério da Saúde, mostram documentos aos quais a CNN teve acesso. O reverendo Amilton de Paula, que dirige uma entidade chamada Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), foi ao encontro levando Dominghetti e Hardaleson Araújo de Oliveira, um oficial da Força Aérea.

A lista de presença da reunião indica que o encontro teve como assunto "Aquisição de vacina Astrazeneca" e contou, por parte do ministério, com a participação de Lauricio Cruz e do assessor jurídico do Ministério da Saúde Eliel Barros.

Em entrevista à CNN, Lauricio deu detalhes do que aconteceu na reunião. Segundo ele, o reverendo Amilton de Paula inicialmente disse que sua entidade, a Senah, poderia ajudar na divulgação da campanha de vacinação contra a Covid-19. Mas o assunto logo mudou, de acordo com Lauricio. “No meio da conversa, ele colocou uma proposta, a mesma que deixou registrada em uma carta aqui”, afirmou o diretor do departamento de Imunização.

Segundo Lauricio, o reverendo Amilton disse que se tratava de “uma ação humanitária” e que poderia ajudar o Brasil a ter acesso a vacinas a “um preço acessível”. Neste mesmo encontro, contou Lauricio, o líder religioso fez a oferta de 400 milhões de doses de Astrazeneca, citando uma proposta de “US$ 3 e pouquinho” por dose.

“Logo que ele expôs isso nós agradecemos e endereçamos à secretaria-executiva”, afirmou Lauricio. Na época, a secretaria-executiva estava sob o comando de Élcio Franco.

O reverendo Amilton de Paula havia conseguido a audiência com Lauricio por meio de um pedido feito à assessoria internacional da pasta, segundo relato do diretor. "Eram três pessoas [no encontro]. Agora, a figura que ficou na minha memória, lógico, foi do reverendo porque estava expresso uma produção de fé, algo que traduzia uma grande confiança", disse Lauricio.

Proposta de compra

Um e-mail enviado por Lauricio ao reverendo no dia seguinte à reunião confirma a realização do encontro no ministério e cita que, na ocasião, foi feita a apresentação de "Proposta Comercial para fornecimento de 400.000.000 (quatrocentos milhões) de doses da vacina Astrazeneca AZD 1222".

Neste mesmo e-mail, Lauricio diz que a obtenção de vacina é uma prioridade da pasta e "existe por parte da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) o interesse na aquisição de doses da vacina para imunizar toda a população brasileira". Ele afirma em seguida que "todos os processos de aquisição de vacinas no âmbito do Ministério da Saúde estão sendo direcionados pela Secretaria Executiva".