Economia

Período de férias escolares requer consumo consciente de energia elétrica para evitar aumento na conta

Medidas simples ajudam a economizar e alivia o valor da conta em até 15% a menos ao final do mês

Por 7 Segundos com Assessoria 07/07/2021 10h10 - Atualizado em 07/07/2021 11h11
Período de férias escolares requer consumo consciente de energia elétrica para evitar aumento na conta
Videogame consumo consciente de energia - Foto: iStock

A chegada das férias escolares é um momento aguardado por crianças e adolescentes, afinal, sem preocupação com horários e lição de casa, os estudantes aproveitam o período para fazer suas atividades favoritas. O que pode ser sinônimo de descanso para uns, para outros também é época de orçamento apertado.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), gastos extras decorrentes das férias escolares podem comprometer até 12% do orçamento familiar e o bolso é o que mais sofre com toda essa agitação.

Com mais tempo livre e maior uso de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o consumo de energia elétrica aumenta e impacta diretamente no valor da conta de luz do fim do mês. Por isso, a Equatorial Alagoas chama atenção para o uso consciente e responsável da energia em um período em que as despesas tendem a crescer.

Atenção para o uso de videogames, computadores e TVs

(Foto: Thinkstock)

Segundo a gerente de Relacionamento com o Cliente, Patrícia Moraes, atitudes simples podem ser o começo da mudança de hábitos dentro de casa. “Videogames, computadores e TVs devem ser desligados quando não estiverem em uso. É importante desligá-los direto na tomada, pois a função stand-by também consome energia”, explica.

Apesar de simples, essa medida pode gerar uma economia de cerca de 15% na conta de luz. No caso do computador, caso não seja possível desconectar totalmente a máquina, é importante ao menos desligar o monitor.

A quantidade de horas em frente às telas também deve ser controlada. “Além de economizar na conta de luz é mais saudável. Podemos estimular a mente e a criatividade com atividades intelectuais, como pintura, desenho, leitura e jogos lúdicos, como quebra-cabeça”, aconselha a gerente da Distribuidora.

Ar-condicionado pode ficar ligado por menos tempo


Com o reajuste da bandeira tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também é preciso ficar atento ao uso de eletrodomésticos, em especial aparelhos de ar-condicionado e geladeiras.

“Com a chegada do inverno, o ar-condicionado pode ficar ligado por menos tempo. Uma dica é programar o aparelho para desligar sozinho após alcançar a temperatura desejada. Na cozinha, se precisar pegar algo na geladeira, escolher antes de abrir a porta é importante. Quanto mais tempo o refrigerador fica aberto, maior é o consumo”, reforça Patrícia Moraes.

“Esse é um período excelente para dialogar com as crianças e adolescentes sobre o uso responsável e consciente da energia, uma atitude a ser compartilhada pela família todos os dias”, conclui.