Baixo São Francisco

Família de Roberta Dias cancela cortejo e sepultamento da jovem marcado para esta quarta (21)

a família também foi orientada a adiar o sepultamento porque ainda existem prazos a serem cumpridos dentro do processo criminal, informa MP

Por 7segundos 20/07/2021 18h06 - Atualizado em 21/07/2021 09h09
Família de Roberta Dias cancela cortejo e sepultamento da jovem marcado para esta quarta (21)
Sepultamento de Roberta Dias foi adiado pela família - Foto: Reprodução

A família da jovem Roberta Dias, que desapareceu em 2012 na cidade de Penedo, no Baixo São Francisco, cancelou toda a cerimônia programada para esta quarta-feira (21), envolvendo o cortejo e o sepultamento da jovem que desapareceu em abril de 2012 na cidade ribeirinha. Segundo informou familiares de Roberta Dias ao Portal7Segundos, o cancelamento aconteceu porque a justiça ainda não liberou os restos mortais da jovem. Com isso, toda a programação elaborada pela família teve de ser cancelada ou suspensa e segue sem previsão para acontecer até que o material que se encontra no IML de Arapiraca seja liberado para a família. 

o Promotor de Justiça Sitael Jones Lemos, da 4º Promotoria de Justiça de Penedo, disse também que a família foi orientada a adiar o sepultamento porque ainda existem prazos a serem cumpridos dentro do processo e que ainda existe a possibilidade da defesa de Mary Jane Araújo e Karlo Bruno, denunciados por envolvimento na morte de Roberta Dias, solicitar a contraprova do resultado do laudo pericial divulgado pelo Laboratório de Genética Forense no Instituto de Criminalística no dia 14 de julho deste ano, confirmando que os restos mortais encontrados em abril de 2021 enterrados em um areal na Praia do Peba, em Piaçabuçu, são de Roberta Dias.  

No fim de semana a mãe de Roberta Dias divulgou uma programação com homenagens para a filha, prevista para esta quarta-feira (21) nas cidades de Penedo e Piaçabuçu, onde Roberta nasceu.

O caso

Roberta Dias tinha 18 anos de idade e estava gestante quando desapareceu no dia 11 de abril de 2012 depois de sair de casa para fazer uma consulta de pré-natal em Penedo, onde morava com a mãe. Foi a última vez que a jovem foi vista na cidade. Após o desaparecimento, as investigações da polícia levaram à suspeita de que Mary Jane Araújo, mãe do então namorado de Roberta, Saulo Araújo, que na época tinha 17 anos, teria envolvimento com o sumiço da jovem porque a família de Saulo seria contra o relacionamento dele com Roberta. 

Em 2018, o vazamento de um áudio periciado pela PF de uma conversa de Karlo Bruno, amigo de Saulo, com uma outra pessoa que não foi identificada, deu uma reviravolta no caso. No áudio, Karlo Bruno conta com detalhes como ele teria executado Roberta Dias com a ajuda de Saulo e onde teria enterrado o corpo, justamente na região entre Feliz Deserto e Piaçabuçu, onde os restos mortas de Roberta foram encontrados em abril deste ano.

Audiência

Uma audiência de instrução está marcada para o dia 27 deste mês, devendo ocorrer de forma remota. Na audiência, deverão ser ouvidas cinco testemunhas e os dois acusados pelo assassinato de Roberta Dias, Mary Jane Araújo, mãe de Saulo, e Karlo Bruno, amigo do então namorado de Roberta Dias. 

Mary Jane e Karlo Bruno respondem ao processo em liberdade. Saulo Araújo, que à época do crime era menor de idade, não foi incluído como réu na ação penal, sendo citado no processo apenas como testemunha.