Viral

Estátua de astronauta de 7 metros é colocada no Mar do Caribe

Fazendo uma pose de dança inspirada em Michael Jackson, a escultura imponente é decorada com palavras e equações matemáticas

Por CNN Brasil 22/07/2021 19h07
Estátua de astronauta de 7 metros é colocada no Mar do Caribe
Escultura de astronauta de 7 metros e 1360 quilogramas foi idealizada pelo artista Brendan Murphy - Foto: Reprodução

Enquanto os bilionários Richard Branson e Jeff Bezos embarcaram em sua própria corrida espacial este mês, há um astronauta que encontrou seu lar no Mar do Caribe.

Criada pelo artista Brendan Murphy, a escultura de 7 metros e 1360 quilogramas chamada "O astronauta de Boonji" fica em uma doca no meio do oceano no Hodges Bay Resort, na ilha de Antígua. Fazendo uma pose de dança inspirada em Michael Jackson, a escultura imponente é decorada com palavras e equações matemáticas.

Desde a chegada do astronauta em março, o hotel afirma que se tornou uma atração turística. Murphy acredita que a escultura representa uma vontade de tomar qualquer risco.

"Quem melhor para encarnar um abraço ao desconhecido do que um cara pulando de uma nave espacial para o espaço?" Murphy disse à CNN em uma entrevista recente.

A arte de Murphy é colecionada por alguns dos rostos mais reconhecidos do mundo, como Serena Williams, Novak Djokovic, Warren Buffett, Robert DeNiro e Ryan Gosling, de acordo com o representante do artista.

Frequentemente comparado ao artista Jeff Koons, a série "Boonji Spaceman" de Murphy é seu trabalho mais conhecido, que ele criou em bronze em 2015.

“Eu sempre tive uma conexão estranha com essas pessoas que estão dispostas a embarcar em uma nave espacial e ir para o desconhecido", disse Murphy. “E eu acho que muito do processo criativo é [semelhante]. Se você não se sente confortável com o desconhecido, está no ramo errado. "

O amor de Murphy pelo espaço começou cedo.

"Tenho memórias muito distintas de assistir o ônibus espacial", disse ele. "Quando eu estava na escola primária, eles paravam as aulas e traziam as TVs e me lembro de pensar: 'O que é isso?'"

Quando Christopher Harding, o co-proprietário do Hodges Bay Resort, contratou Murphy para criar outra versão de seu astronauta, Murphy disse que sabia que tinha que ser grande, literalmente.

"Queríamos criar algo que você pudesse ver do espaço na ilha", disse ele. Murphy disse que contratou uma empresa para tirar fotos da escultura do espaço que planejam lançar em breve.

Murphy, 50, diz que a escultura, que é feita de aço e fibra de carbono, levou 8 meses para ser criada e enfrentou desafios de produção por causa da pandemia de Covid-19 em andamento.

“Nós o construímos em pedaços e o montamos em Miami. Nós o pintamos, cromamos, lacramos e então o desmontamos e colocamos em caixotes e enviamos para Antígua”, ele explicou. "Tivemos que reinstalá-lo e fixá-lo em 6 pés (cerca de 1,8 metros) de concreto no oceano...Colocá-lo no Caribe foi um desafio, porque você sabe que os furacões estão chegando. Então, construímos um esqueleto de aço feito de carbono dentro dele."

De acordo com o artista nascido em Massachusetts, que já trabalhou em Wall Street, o gigante astronauta de bronze está se sentindo em casa. Murphy relembrou um momento de alegria após a instalação da escultura, quando estava voltando para sua casa em Miami. Ele ouviu um barman do aeroporto perguntando a alguns passageiros se eles haviam visto o "nosso astronauta".

Ouvir um local se orgulhar do trabalho o comoveu. "Isso realmente me surpreendeu", disse Murphy. "(Ele estava) se identificando com a peça e dizendo aos turistas que você precisa ir vê-la – esse é o nosso astronauta."

Se você olhar atentamente para a criação de Murphy, encontrará palavras como "futuro", "desejo" e "visão" de cima para baixo.

"Isso reflete o que vem a seguir, quais são as possibilidades", disse Murphy. "Eu tentei capturar isso nas palavras. Muito sobre sonhos, imaginação. O futuro ainda não foi escrito."