Agreste

[Vídeo] Explosões em mina da Vale Verde provocam rachaduras em residências e morte de animais

Ministério Público Federal abriu procedimento para investigar o caso e MPE pode fazer o mesmo

Por Fábio Lopes / 7Segundos 05/08/2021 18h06 - Atualizado em 05/08/2021 18h06
[Vídeo] Explosões em mina da Vale Verde provocam rachaduras em residências e morte de animais
Moradores da zona rural de Craíbas estão assustados com morte de animais e rachadura de casas próximas à Mineradora Vale Verde - Foto: 7 Segundos

A Vale Verde mal iniciou os trabalhos de mineração na unidade Serrote, em Craíbas, e a população que vive no entorno já sente as consequências. O barulho provocado pelas explosões para a extração de cobre se tornaram um tormento para os moradores do povoado Lagoa do Mel. As detonações sem aviso causam susto em pessoas e animais e estremecem estruturas de casas e outras construções.

Moradores de regiões próximas denunciam que, após o início das atividades de mineração, surgiram rachaduras nas residências, que aumentam dia após dia. Pelo menos um dos criadores de gado da região responsabiliza a Vale Verde pela mortalidade de animais. 

Clebson Júnior Bezerra, 31, contabiliza o prejuízo de quatro bezerros que nasceram sem vida. Segundo ele, as explosões provocam sustos e estresse nas vacas que estão prenhas. Ele já chamou até mesmo um veterinário, que atestou que as vacas não possuem nenhuma doença que provoque a perda dos filhotes. 

Criador de gado afirma que bezerros nascem mortos devido ao estresse que as explosões provocam nas vacas que estão prenhas

As consequências das explosões efetuadas na Vale Verde para a extração de cobre na mina Serrote já chamou a atenção dos órgãos de fiscalização. O Ministério Público Federal confirmou ao 7Segundos que abriu um procedimento investigatório para apurar os fatos relatados pela imprensa. E o promotor Lucas Mascarenhas, do Ministério Público Estadual, informou que está reunindo informações e que na próxima semana deverá decidir quais são as providências cabíveis.

A reportagem questionou a Mineradora Vale Verde sobre os problemas relatados pelos moradores da comunidade Lagoa do Mel, que respondeu por meio da nota, que você pode ler abaixo do vídeo:

"A Mineração Vale Verde (MVV) tomou ciência nesta terça-feira (3) de informações noticiadas em redes sociais a respeito de animais natimortos em uma das comunidades vizinhas à Mina Serrote, em Craíbas, no Agreste alagoano.

A ocorrência de animais natimortos teria sido supostamente ligada ao processo de desmonte de rocha para a lavra do minério de cobre, o que não foi comprovado.

As detonações para o desmonte controlado da mina da MVV acontecem uma vez por semana e seguem rigorosos padrões de controles de segurança e operacionais.

Em todas essas atividades, é realizado o monitoramento de ruído e vibração e não há registro de ocorrências em nossos sismógrafos que excederam os parâmetros estabelecidos pelas autoridades responsáveis e legislação vigente.

Vale destacar que não há histórico nem apontamento científico que indique nexo causal entre a ocorrência de animais natimortos com o processo de desmonte de rochas.

Reiteramos o nosso compromisso com a Segurança de nossos empregados, contratados e com o bem-estar das comunidades onde estamos inseridos."