Política

Câmara de Arapiraca elege nova Mesa Diretora, mas, para atuais membros da Mesa, eleição não vale

Onze vereadores decidiram realizar a sessão e a eleição, mesmo sem a presença do presidente da Casa

Por 7segundos 14/08/2021 19h07 - Atualizado em 14/08/2021 20h08
Câmara de Arapiraca elege nova Mesa Diretora, mas, para atuais membros da Mesa, eleição não vale
Nova Mesa Diretora eleita sem a presença do Pres. da Câmara, Thiago ML - Foto: Assessoria

Apesar do cancelamento da sessão extraordinária marcada para este sábado (14) às 16:00hs, antecipando a eleição para os novos nomes da Mesa Diretora para o biênio 2023-24, onze vereadores decidiram realizar a sessão e também a eleição, mesmo sem a presença do presidente da Casa.

A sessão acabou por volta das 19:00hs e foi presidida pelo vereador Márcio Marques (Republicanos), atual 1º Secretário da Mesa na gestão de Thiago ML.

Compareceram 11 vereadores: Adriano Targino (PP), Alisson da Tim (Republicanos), Dra Fany (MDB), Edvânio do Cangandu (Avante), Fábio Henrique MDB), Léo Saturnino (MDB), Márcio do Canaã (MDB), Márcio Marques (Republicanos), Rogério Nezinho (MDB), Sérgio do Sindicato (PSDB) e Vicente do Remédio (PSL).

11 vereadores presentes à sessão deste sábado (14). Foto: assessoria

A sessão foi encerrada por volta das 19:00hs e definiu a seguinte composição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca no biênio 2023-24:

Presidente: Sérgio do Sindicato (PSDB)

Vice-presidente: Dra. Fany (MDB)

1º Secretário: Márcio Marques (Republicanos)

2º Secretário: Edvânio do Cangandu (Avante)

3º Secretário: Márcio do Canaã (MDB)

Ao fazer o uso da palavra, o presidente eleito, Sérgio do Sindicato, agradeceu aos vereadores que o escolheram para dirigir os destinos da segunda maior Câmara Municipal do estado, afirmando que a democracia prevaleceu e que vai trabalhar em harmonia com todos os demais vereadores para que o comando da Casa seja dirigido com tranquilidade.

"Esse é mais um desafio em minha vida pública e vou trabalhar em harmonia com todos", afirmou Sérgio do Sindicato.

Contestação

Poucos minutos após a realização da sessão que elegeu a Nova Mesa Diretora para o biênio 2023-24, a atual Mesa se manifestou através de sua assessoria de comunicação e publicou uma nota informando que a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca não tem validade.

Leiam a nota na íntegra:

A Consultoria Jurídica da Câmara de Arapiraca esclarece à imprensa que a Sessão realizada, na tarde deste sábado (14), é nula e que, portanto, todos os atos praticados não têm validade. O Edital que convocou a sessão deste sábado foi revogado pela Mesa Diretora - Órgão que representa a Casa Legislativa. Desse modo, a “reunião” dos vereadores ocorrida hoje à tarde não tem efeitos jurídicos, sobretudo porque não contava com a presença do Presidente, do Vice-Presidente e/ou qualquer funcionário da Câmara.

Resta agora aguardar as cenas dos próximos capítulos.Contrariando a decisão de quatro dos cinco membros da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, incluindo o presidente Thiago ML (Pros), de cancelar a sessão