Educação

Sinteal diz que Tapera não tem condições de retomar atividades presenciais e prefeitura contesta

Segundo o município, toda estrutura está sendo montada para garantir a segurança sanitária dos alunos, professores e demais funcionários

Por 7Segundos 16/08/2021 06h06
Sinteal diz que Tapera não tem condições de retomar atividades presenciais e prefeitura contesta
Sinteal denuncia falta de estrutura para volta às aulas presenciais em cidade sertaneja - Foto: Cortesia

As aulas da rede municipal de São José da Tapera, cidade do Sertão de Alagoas, estão previstas para retomarem, de forma presencial, no próximo dia 30 de agosto, mas, segundo o núcleo municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), a falta de estrutura das escolas e segurança sanitária tem preocupado a entidade representativa.

O presidente do Sinteal em São José da Tapera, professor José Márcio Oliveira, procurou o Portal 7Segundos para falar sobre o assunto. Segundo ele, o núcleo municipal realizou uma vistoria em algumas das escolas municipais e constatou várias falhas estruturais e relacionadas à segurança sanitária.

"As aulas da Rede Municipal de Educação estavam previstas para retornarem junto ao Estado, nesta segunda-feira (16), mas a prefeitura resolveu adiar para o dia 30 de agosto", disse.

Para ele, a importância do retorno presencial das atividades é indiscutível, mas a segurança de todos é fundamental.

"Nós do Sinteal somos a favor do retorno, mas queremos a garantia de que alunos, professores e toda equipe do apoio estejam seguros, até porque a pandemia ainda não acabou", continuou.

Ainda segundo o professor Márcio Oliveira, o Sinteal encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Educação de São José da Tapera e pediu que o órgão encaminhasse um representante para acompanhar a visita da entidade sindical às escolas, mas ninguém apareceu.

"Uma grande parte das escolas está caindo aos pedaços, sem condições de receber os alunos", finalizou.

Em contato com o Portal 7 Segundos, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São José da Tapera informou que a segurança de alunos, professores e demais funcionários é uma prioridade e que a gestão está focada neste propósito.