Política

[Vídeo] Vereadores selam trégua e não comentam conflito sobre eleição de Mesa Diretora

Na Sessão desta terça-feira (17) os vereadores não tocaram no assunto e se concentraram somente na discussão das pautas do dia

Por 7Segundos 18/08/2021 16h04 - Atualizado em 18/08/2021 16h04
[Vídeo] Vereadores selam trégua e não comentam conflito sobre eleição de Mesa Diretora
Vereadores de Arapiraca em Sessão Ordinária nesta terça-feira (17) - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Quem esperava que a Sessão Ordinária desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Arapiraca fosse realizada num clima de embate e tensão, foi surpreendido pela calmaria que prevaleceu no plenário da Casa Legislativa Vereadora Herbene Melo desde a abertura até o fechamento dos trabalhos, realizados numa atmosfera de muita paz e cordialidade.

A surpresa aconteceu porque nenhum dos 16 vereadores presentes na sessão desta terça (17) se manifestou ou comentou a realização da Sessão Extraordinária de sábado (14)sem a presença do presidente da Casa, Thiago ML, marcada pela atual Mesa Diretora e cancelada minutos antes do horário previsto para o início.

A sessão extraordinária foi convocada com a finalidade de eleger a nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023-24, e mesmo após o seu cancelamento, um grupo de 11 vereadores se manteve em plenário e bancou a pauta, realizando a eleição da Nova Mesa Diretora, elegendo o vereador Sérgio do Sindicato (PSDB) como presidente.

No mesmo dia, a atual Mesa Diretora se manifestou oficialmente emitindo uma nota afirmando que a eleição mantida pelo grupo de 11 vereadores não teria validade por ter sido realizada sem a maioria dos integrantes da atual Mesa Diretora, incluindo o presidente Thiago ML

Pois bem, o assunto parece ter sido esquecido ou resolvido internamente pelos vereadores, que realizaram a sessão sem falar publicamente nada a respeito do ocorrido, dando prosseguimento às pautas do dia normalmente.

Saúde


A saúde foi o tema que prevaleceu nas discussões das pautas levadas à votação e aprovadas em plenário nesta terça (17).

Uma delas, de autoria do vereador Dr.Fábio (PSDB), dispõe sobre a criação de uma comissão formada pelos vereadores, pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, prefeito Luciano Barbosa (MDB), Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual com a finalidade de vistoriar as instalações do Hospital Afra Barbosa para identificar a real situação do hospital, que não estaria funcionando pela falta de um Alvará da Vigilância Sanitária.

Vereador Dr.Fábio (PSDB). Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

O vereador também propôs a execução de um Termo de Ajuste de Conduta para que o hospital se comprometa a atender às determinações e orientações feitas pelas entidades citadas.

“É inadmissível um hospital com toda aquela estrutura permanecer fechado, temos que saber o que está acontecendo porque a população é quem mais sofre com a falta de um hospital daquele porte”, disse o vereador Dr.Fábio.

Já o vereador Vicente do Remédio (PSL), teve um requerimento encaminhado ao prefeito Luciano Barbosa aprovado, solicitando do prefeito a implantação ou construção de uma clínica especializada em hemodiálise na cidade de Arapiraca. “Seria importante para a população do município poder contar com uma unidade hospitalar pública para atender a essa demanda de pacientes que necessitam do tratamento”, destacou o vereador.

Ao final da Sessão, o vereador Adriano Targino (PP), também fez uso da palavra para propor à presidência da Mesa Diretora a realização de uma Audiência Pública para discutir a situação dos pacientes com transtornos mentais no município. O vereador criticou a falta de leitos para esses pacientes e pediu também que fosse realizada uma visita de inspeção no Instituto Psiquiátrico Teodoro Albuquerque (ITA), única entidade direcionada ao atendimento desse tipo de paciente em Arapiraca.

Vereador Adriano Targino (PP). Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

“Nós precisamos saber como são as atuais condições de funcionamento do ITA e encontrar mecanismos que favoreçam um controle maior sobre a regulação dos leitos destinados a esses pacientes”, concluiu Adriano Targino.