Saúde

Investimentos e programas de saúde garantem qualidade de vida em Penedo

Secretário Guilherme Lopes apresenta soluções para ampliar serviços da saúde em na Câmara de Vereadores

Por 7Segundos com PMP 20/08/2021 12h12
Investimentos e programas de saúde garantem qualidade de vida em Penedo
Secretário de Saúde de Penendo, Guilherme Lopes, participa de audiência na Câmara de Vereadores - Foto: Fernando Vinícius/PMP

O secretário municipal de Saúde de Penedo, Guilherme Lopes, anunciou nessa quinta-feira (19), investimentos e programas de saúde para garantir mais qualidade de vida aos penedenses, durante audiência pública na Câmara de Vereadores do município.

O programa Saúde Por Todo Canto será realizado uma vez por mês na zona rural de Penedo e terá início na próxima quarta-feira (25), no povoado Ponta Mofina.

Consultas médicas, atendimento odontológico, exames, vacina contra Covid-19, combate ao mosquito Aedes aegypti e outras ações educativas estão entre os serviços levados para os moradores do campo, com transporte para que moradores das comunidades próximas também tenham acesso ao mutirão de saúde.

“O objetivo deste programa é resolver a demanda reprimida por serviços reduzidos em função da pandemia da Covid”, afirmou o secretário Guilherme Lopes.

Na ocasião, ele destacou o programa Acelera Saúde que atende toda a população, da cidade e dos povoados, para normalizar a oferta de exames de imagem, cirurgias eletivas e consultas com especialistas em diversas áreas da medicina.

Consultório Móvel e ambulâncias para zona rural



O secretário de Saúde também anunciou a licitação de um ônibus, que terá três consultórios para atender, prioritariamente, moradores que são assistidos por anexo de unidades de saúde, além de ambulâncias exclusivas para a zona rural.

As ambulâncias serão equipadas com rádio amador, garantindo a comunicação com a central reguladora do serviço 24 horas, que terá uma unidade no povoado Palmeira Alta, atendendo também as comunidades adjacentes da região.

Guilherme Lopes também anunciou que a Unidade de Referência em Síndromes Gripais, que será adaptada para funcionar como centro de assistência pós-covid, assistência aos penedenses com sequelas da pandemia. Ele afirmou que as 20 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica de Penedo contam com médicos para atender à população.

Prédio do Semep


O secretário Guilherme Lopes também ressaltou a utilização do antigo Semep como prestação de contas da SEMS. O primeiro dos três prédios do local será o endereço do Centro de Referência da Saúde da Mulher, inclusive com espaço destinado para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atender vítimas de violência.

O segundo prédio será exclusivo para especialidades médicas ofertadas atualmente no 3º Centro de Saúde (ainda conhecido como Sesp) e também o novo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), instalado no antigo CAIC, unidade que será reformada para funcionamento da Escola Municipal Santa Luzia.

Já o terceiro pavimento do antigo Semep será destinado ao Laboratório Municipal, setor dotado de equipamentos de alta tecnologia e pessoal capacitado para a realização de exames do serviço que é referência para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas.

“Nós estamos pleiteando, junto ao governo do estado, uma unidade do Hemoal para funcionar nesse novo espaço de atendimento à população de Penedo e região. Também teremos uma nova sala de esterilização”, acrescentou Guilherme Lopes sobre o projeto orientado por empresa especializada em construção de hospitais.

De acordo com o secretário, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) irá sair do Beco do Tamanduá e passará a funcionar em um espaço mais adequado na Avenida Engenheiro Joaquim Gonçalves.

Guilherme Lopes falou ainda sobre o repasse de recursos do programa Previne Brasil, uma reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já debatida com representantes da categoria e do sindicato.


O gestor da SEMS informou sobre consultas feitas à Procuradoria Geral do Município e Controladoria Geral do Município, setores da Prefeitura de Penedo que apresentaram a impossibilidade de atendimento imediato do pleito, em função da lei federal nº 173/2020.

Devido ao risco de processo por improbidade, Guilherme Lopes propôs pagar o adicional aos agentes de saúde de forma retroativa. A partir de janeiro de 2022, o repasse será no percentual de 75% da verba do Previne Brasil, até quitar a pendência e regularização posterior, com repasse no valor de 50%.

Prestação de contas


Todas essas boas notícias foram apresentadas durante a audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Vereadores sobre o último quadrimestre de 2020 (ainda não apresentada no formato exigido por lei por conta da pandemia de Covid) e o primeiro quadrimestre de 2021.

“Eu tenho muito respeito ao parlamento e sei da importância desse momento”, afirmou Guilherme Lopes durante o debate que durou mais de quatro horas, com todos os questionamentos respondidos e o reconhecimento dos legisladores ao trabalho desenvolvido pela gestão Crescendo Com Seu Povo.