Mundo

Ao menos nove mortos em explosões em um depósito de munições no Cazaquistão

O comunicado do ministério mencionou quatro desaparecidos

Por AFP 27/08/2021 10h10
Ao menos nove mortos em explosões em um depósito de munições no Cazaquistão
Mais de 80 pessoas ficaram feridas no desastre, das quais 28 estão hospitalizadas com explosões no Cazaquistão - Foto: Reprodução / Twitter

Ao menos noves pessoas morreram e várias permanecem desaparecidas devido a uma série de violentas explosões em um depósito de munições no Cazaquistão, anunciaram nesta sexta-feira (27) as autoridades deste país da Ásia central. 

Nove pessoas, entre soldados e socorristas, morreram na explosão na quinta-feira à noite em um depósito que data do período soviético na região de Jambil (sul), informou um comunicado do Ministério de Emergências.

O comunicado do ministério mencionou quatro desaparecidos. 

Um incêndio ocorreu no depósito de armas e ao chegar ao setor de munições provocou várias explosões, disse o ministério da Defesa.

Fontes dos serviços de socorro afirmaram que no depósito incendiado, "segundo informações provisórias, eram armazenadas mais de 500 toneladas de TNT".

"As explosões acabaram, mas o fogo continua", disse o ministério, acrescentando que parte das munições no depósito foi transferida recentemente da região vizinha do Turquestão.

Mais de 80 pessoas ficaram feridas no desastre, das quais 28 estão hospitalizadas, seis delas em estado grave, informou o governador da região em um comunicado divulgado nesta sexta.

Na quinta-feira, as autoridades locais disseram que retiraram os moradores das cidades no entorno.