Agricultura

Ovinocaprinocultura ganha incentivo da prefeitura de Arapiraca com estudos e assistência técnica

Os estudos estão sendo realizados na fazenda do senhor Madson Andrade, no Povoado Bananeiras

Por 7Segundos com Assessoria 01/09/2021 18h06
Ovinocaprinocultura ganha incentivo da prefeitura de Arapiraca com estudos e assistência técnica
Os estudos estão sendo realizados na fazenda do senhor Madson Andrade, no Povoado Bananeiras - Foto: Assessoria

Com o intuito de promover o desenvolvimento da cadeia de ovinos e caprinos no município, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tem realizado estudos e assistências técnicas com produtores rurais do município.

As propriedades em questão passaram por cadastros junto a gestão municipal, e, com isso, têm recebido as devidas instruções, verificações e assistência dos técnicos da Prefeitura de Arapiraca.

Os estudos estão sendo realizados na fazenda do senhor Madson Andrade, no Povoado Bananeiras, tendo ainda procedimentos para diagnóstico de prenhez dos gados ovinos e caprinos, além da avaliação da dieta ofertada aos animais, com intuito de melhorar o ganho de peso e tempo ao abate.

Estão sendo avaliadas ainda as possibilidades de criação de uma barragem, a fim de represar as águas do período chuvoso para a irrigação do capim de corte para a utilização na alimentação dos animais.

Dessa forma, foram analisados os potenciais hídricos de um riacho nas imediações da propriedade, com avaliações para um futuro sistema de irrigação que dê suporte forrageiro e fornecimento de água para os cuidados de ovinos e caprinos.

“Ajudar no desenvolvimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos, dando importância socioeconômica dessas atividades, e junto com a equipe da SMDR buscar projetos e ações que melhorem progressivamente a vida dos produtores, e que eles se realizem economicamente dentro da atividade da capriovinocultura da região de Arapiraca”, destacou a zootecnista Edneide Rodrigues da Silva.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Hibernon Cavalcante, parabenizou a excelência no trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes técnicas e todo o comprometimento.

“É importante destacar o excelente trabalho que vem sendo desempenhado por todos os envolvidos. Uma cultura que merece o seu devido destaque, a ovinocultura e caprinocultura são rentáveis e, com o seu incentivo, pode melhorar as vidas de muitos produtores”,