Comunidade

Mães e esposas exigem volta de visitas no sistema prisional e repudiam descaso do governo

A Seris havia emitido uma nota no dia 1° se comprometendo a organizar uma reunião para solucionar o problema mas a reunião nunca aconteceu

Por 7Segundos 18/09/2021 17h05 - Atualizado em 18/09/2021 18h06
Mães e esposas exigem volta de visitas no sistema prisional e repudiam descaso do governo
Bloqueio da AL-220 prosseguiu até o início da tarde - Foto: Cortesia

No inicio de setembro, mais precisamente no dia 1°, mães e esposas de reeducandos protestaram na rodovia Al-220, no município de Girau do Ponciano, nas proximidades do Presídio do Agreste. O protesto foi feito por causa da suspensão de visitas no sistema prisional. No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) emitiu uma nota afirmando que organizaria uma reunião entre os órgãos responsáveis no dia 8 para solucionar o problema, o que não aconteceu.

Em nota enviada aos veículos de comunicação no dia de hoje (18), mães e esposas se manifestaram contra o governo. “Nos manifestamos contra a negligência e o desinteresse do Governo Estadual em buscar soluções para as demandas que apresentamos, entre as quais se destaca a retomada das visitas”, cita parte dela.

Elas ainda informam através do documento que “a data prevista para a reunião já passou há muito tempo e não houve acordo e nem muito menos foi feita reunião alguma, e agora nós, familiares, esposas, mães e filhas, continuamos sem respostas quanto ao descumprimento de nossos direitos”.

Ao fim, é exigido a volta das visitas. As representantes afirmam que “não podem esperar mais” e diz que “basta de tanto descaso”.

Leia a nota completa na íntegra:

FAMILIARES DAS PESSOAS PRESAS EM ALAGOAS SE MANIFESTAM CONTRA O DESCASO DO GOVERNO ESTADUAL EM VIABILIZAR A RETOMADA DAS VISITAS E A ENTREGA DAS FEIRAS

Nós, familiares, esposas, mães e filhas das pessoas encarceradas no sistema prisional de Alagoas, nos manifestamos CONTRA a negligência e o desinteresse do Governo Estadual em buscar soluções para as demandas que apresentamos, entre as quais se destaca a retomada das visitas. E mesmo quando nós, familiares, fomos às ruas nos manifestar contra o descumprimento de nossos direitos, a resposta que recebemos veio através de desmedida violência das forças policias e acusações absurdas do Governo do Estado, de modo que a única informação concreta que nos chegou é de que deveríamos aguardar a reunião entre representantes da SERIS, SEPLAG, Governo do Estado e Sindicato dos Policiais Penais, reunião esta que deveria ter ocorrido no dia 08/09/2021. Ocorre que a data prevista para a reunião já passou há muito tempo e NÃO HOUVE ACORDO e NEM MUITO MENOS FOI FEITA REUNIÃO ALGUMA, e agora nós, familiares, esposas, mães e filhas, continuamos sem respostas quanto ao descumprimento de nossos direitos.

O Governador segue ignorando nossas reclamações, de forma que não conseguimos mais aguentar essa tortura que é não ter notícias de nossos entes queridos e não ter previsão alguma sobre a retomada das visitas. Até quando vamos ter que aguardar a boa vontade do governo estadual para negociar com os policias penais, e, assim, termos nossas visitas de volta? Exigimos JÁ o retorno das visitas! Não podemos esperar mais. Que o Governo do Estado negocie com os Policias Penais, urgentemente, para que os serviços voltem a normalidade e nossos direitos sejam respeitados. Basta de tanto descaso!